Casa de Criadores - talentos em evolução

Casa de Criadores  talentos em evolução

Desfile Walério Araújo, destaque da Casa de Criadores/Inverno 2011. Foto/Reprodução FFW

Entre as semanas de moda mais importantes do país, SPFW e Fashion Rio, outro evento não menos importante mostra o que esperar do verão 2012. Trata-se da Casa de Criadores.

O evento que tem como objetivo a projeção de marcas menos conhecidas/estruturadas e faz as vezes de celeiro para a SPFW.

Foi justamente na Casa de Criadores que vimos pela primeira vez o trabalho de gente como, por exemplo, João Pimenta - que refrescou a moda masculina nas duas últimas edições da SPFW.

O nome mais conhecido no line up certamente é Walério Araújo. Entra ano, sai ano, e a sua continua sendo uma das coleções mais festejadas. O estilista, que tem em sua lista de clientes celebridades diversas como Sabrina Sato, Elke Maravilha e Claudia Leite, desfila no evento há 16 temporadas.

Além de Walério, Karin Feller, Der Metropol e outros que fazem com que a Casa de Criadores não passe batida. Os nomes que pintam em projetos como o LAB, o Fashion Mob e It MTV Elle Fashion Fabric (que dão uma forcinha no lançamento de novos estilistas) são sempre muito esperados.

A maior surpresa desse ano, na minha opinião, certamente será a coleção de Silvia Ferraz. É a primeira vez que acontece um desfile de moda infantil em uma das grandes semanas do circuito brasileiro e Silvia conquistou sua disputadíssima vaga ao vencer o concurso Ponto Zero.

Já do reality show da MTV saiu a designer Juliana Moriya, que contou, ainda por cima, com o aconselhamento de dois nomes de peso: Alexandre Herchcovitch e Marcelo Sommer. Mesmo se você não acompanhou o programa, dá para sentir que vem coisa boa por aí, não é mesmo?

Apesar de reconhecer que a Casa de Criadores não é tão lembrada pelo grande público quanto as semanas cariocas e a SPFW, particularmente acho que ela é igualmente inspiradora. Os desfiles possuem uma proposta muito mais comercial do que conceitual, é claro, mas justamente por isso - e pelo fato de serem marcas que ainda não conhecemos muito - as surpresas são bem maiores!


Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente