Casa de criadores é vitrine para jovens estilistas

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Casa de criadores ajuda novos estilistas

Desfile Karin Feller Inverno 2011/Foto Reprodução Site da marca

O mundo fashion está vivendo dias agitados. As duas semanas de moda mais importantes do país estão fresquinhas, O Fashion Rio terminou recentemente e o São Paulo Fashion Week está preparando a passarela. Entre eles outro importante evento: a Casa de Criadores. A 29ª edição começa hoje e vai até sexta, no Museu Afro Brasil.

O evento dá nome a casa onde tudo começou para grandes talentos da moda. A ideia começou em 1997 e partiu de um grupo de estilistas com o apoio do jornalista André Hidalgo. Os jovens promoveram um desfile para lançar suas novas coleções e, com isso, a Casa dos Criadores acabou se tornando ponto de encontro de estilistas que desejavam promover seus trabalhos.

Todos os anos é criado um concurso para que o estilista vencedor tenha a chance de mostrar o seu trabalho na temporada promovida "Aqui, novos estilistas têm espaço para experimentar e se mostrar à imprensa e ao mercado", afirma André Hidalgo, diretor geral da Casa de Criadores.

O resultado da 29ª Casa de Criadores - Verão 2012 já saiu. A vencedora foi Anna Paula Osório Barbosa, do Distrito Federal. Quem deseja participar tem que ter mais de 16 anos e residir no Brasil. O candidato deve criar e enviar uma coleção com dez looks e mais um já executado. O trabalho pode ser em grupo ou individual. Sapatos e acessórios não são obrigatórios.

O diretor geral da Casa ressalta que tem sempre um conselho para os jovens que procuram o local. "O que falamos para todos os estilistas é que eles devem correr atrás de um suporte comercial. É ótimo desfilar, no entanto, mais importante que isso é dar sustentação para cada marca. O caminho, sem dúvida, é a crescente profissionalização", afirma.


Entre os diversos profissionais que a Casa de Criadores lançou ou projetou estão Cavalera, Ronaldo Fraga, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, V.Rom, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Simone Nunes, Erika Ikezili, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Elisa Chanan, Juliana Jabour, Icarius, Gêmeas, Walério Araújo e João Pimenta.

Por Bianca de Souza (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion casa de criadores