Calças peg leg e odalisca - como usar

Calças peg leg e odalisca  como usar

Modelo calça odalisca Alice by Temperley/Polyvore

Conforto e praticidade não estão apenas nas calças boyfriend, caracterizadas principalmente pelo gancho bastante baixo - também são largas e parecem ser um ou dois números maior do que você costuma vestir. Há outras por aí que vieram para ficar. Um delas é a peg leg (perna de pau em tradução literal), que termina antes do tornozelo, lembrando a calça pescador. É bem folgadinha no quadril e afunila na direção do joelho para baixo, segundo Milla Mathias, consultora de imagem pessoal e produtora de moda.

Citado pelo Caderno de Tendências do SENAC (Preview Primavera/Verão 2012), como uma aposta que pretende chegar com mais força nas próximas coleções, o modelo é usado principalmente na forma de alfaiataria e não deixa de ser flash back. Para Daniela Braga, consultora de moda, a calça usada nos anos 80 tem outro detalhe marcante- cintura ajustada e alta, além de pregas na altura dos quadris. "Ela está em quase todas as coleções das grandes marcas, podendo ser encontrada até nas lojas de departamento", acrescenta a consultora.

Dentro dessa proposta há vários tipos de modelos. Para quem tem os quadris mais largos, tudo deve ser menos: volume e pregas. Um detalhe importante: mulheres de tronco mais curto que as pernas podem combinar a peg leg com blusas de tons semelhantes, para não encurtar a parte de cima do corpo.

"As blusas devem ser mais ajustadas ao corpo e terminar na altura do cós da calça, já que as calças são mais folgadas. Se a mulher tiver um estilo mais despojado, ela pode jogar com blusas mais soltinhas e curtinhas", aconselha Milla Mathias.

O estilo harem (odalisca) ainda não pegou por aqui, mas já começa a aparecer e está na lista de calças com mais volume, por isso cuidado para não errar no look. A personagem Jaqueline, interpretada por Claudia Raia em Ti ti ti, abusa dela. O modelo já deu o ar da graça nas coleções de Ralph Lauren, DKNY e Yves Saint Laurent. Marc Jacob também apostou na harem para a Louis Vuitton.

A calça é ajustada na cintura, podendo ser alta ou baixa, possui pernas muito largas, gancho baixo, além de ser presa aos tornozelos, conforme explica Daniela. A consultora lembra que os modelos, peg leg ou harem, de cores escuras e tecidos estruturados, são os mais indicados para quem não é muito magrinha nos quadris. "Dependendo da cor e do tecido, podem ser usadas em looks básicos, esportivos até mais sofisticados. E dessa forma deve-se adaptar o sapato ao visual - usar uma sapatilha ou Oxford até uma sandália alta pesada ou ankle boot".

Com medo de usar em ocasiões mais formais? Tecidos nobres ou com brilhos são os ideais para as calças peg leg. "Para o trabalho invista na alfaiataria, na sarja e no linho", sugere. E no visual do dia a dia, não abra mão de dos tecidos mais fluidos e frescos, com mais detalhes como zíperes, botões e em cores mais alegres.

[galeria]

Algumas sugestões vão te ajudar a montar o seu look peg leg ou harem. Dá uma olhada:

Peg leg

Milla Mathias - calça peg leg areia de algodão bem molinho, uma blusa verde musgo de manga curtinha, sandália de salto mais grosso de cor nude. Pode abusar dos acessórios coloridos.

Daniela Braga - camiseta branca para dentro da calça, colares compridos, bolsa tipo saco e um clog, para as mais ousadas. Look formal: camisa manga ¾ fluida para dentro da calça, com alguma transparência - use uma blusinha por baixo. Combine com um belo cinto marcando a cintura e uma sandália alta pesada. Acessórios: carteira e maxi colar.

Harém (odalisca)

Milla Mathias - calça de seda em uma cor escura como grafite, uma blusa laranja, também de seda, e rasteiras.


Daniela Braga - calça com camiseta alongada por cima da calça, cinto largo marcando a cintura e uma sandália com salto baixo ou médio estilo gladiadora. Uma maxi bolsa e um maxi colar completam o look. Um visual mais formal pode ser feito com uma camisa ajustada para dentro da calça, um blazer também justo, marcando a cintura por cima (dobre e arregace as mangas do blazer para modernizar o look) e uma sandália alta pesada ou scarpin meia pata. Uma bela bolsa estilo Chanel com alça de correntes e um maxi colar completam o look.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion cláudia raia calças ti ti ti