Caimento de roupas: o look certo para seu corpo

Qualquer pessoa em qualquer corpo pode encontrar a roupa perfeita, o segredo é procurar o caimento perfeito para sua proporção de corpo
caimento vestido

Peças que tem tudo para dar certo podem mudar completamente dependendo do corpo que a veste. Foto: Reprodução/My Curves and Curls

A realidade é dura: nem tudo que fica bom no manequim é adequado para você. Não só por conta dos gostos pessoais, mas por causa do caimento! Já parou para pensar nisso?

Cada peça molda o corpo de um jeito e cabe a nós perceber o que mais se encaixa com o nosso corpo! E engana-se quem pensa que estamos falando de gordas ou magras, tudo tem a ver com o propósito da peça!

A consultora de Imagem, coach e palestrante Fernanda Fuscaldo, decidiu nos ajudar a explicar melhor como encontrar as roupas perfeitas para seu tipo de corpo.

Segundo ela, não existem regras de 'pode e não pode'. "Você pode tudo que quiser, basta pensar em suas proporções X o efeito das roupas X o que quer valorizar em seu corpo". Ela frisa que o caimento é o mais faz toda diferença no visual final. "A única forma de verificar caimento é com a peça no corpo, esse é o segredo! Vestir e analisar com atenção", diz. 

A roupa pode dar certo para uma pessoa e para outra não, depende de como cai o tecido, do tingimento, pode vestir maior ou menor. Então, se não vestiu bem, a culpa não é sua e sim da peça que não é boa para você.

Como analisar o caimento das roupas?

Com a peça vestida, movimente-se e analise que efeitos ela causa no seu corpo, se a cor te valoriza, se está bem ajustada, esse tipo de coisa. Atenção nos detalhes como barras de blusa, decotes, golas, bainha da calça ou saia, mangas, etc.

Aceitar o próprio corpo é a maior dica de moda

caimento gordas e magras

A Assa, do blog My Curves and Curls mostrou que caimento independe de forma física.

É preciso parar de olhar para fora, se comparar com o outro, e olhar para si! "Deixar de seguir mil blogueiras, ler mil revistas de moda, e trabalhar auto conhecimento. Você pode escolher ficar triste porque sua cintura não é tão fina quanto a da Gisele Bündchen ou ficar feliz porque sua cintura é mais fina que seu quadril. Quando você valoriza o que tem de melhor, se libertar dos rótulos e consegue vestir o que quiser, sem aquelas regras bobas de baixinhas não pode isso, gordinhas não pode aquilo. 

Até porque, para determinar que você é baixinha e gordinha deveria haver um padrão, um ideal para se comparar e até hoje eu nunca vi escrito esse ideal em nenhum lugar!".

Empoderamento é a chave!

caimento gordas e magras

Tanesha Awasthi, a blogger plus size do Girl With Curves e Blair Eadie, do blog 'jet set' Atlantic-Pacific , estão usando o mesmo vestido da marca ASOS. O look que tem elementos que já foram considerados "vetados" para mulheres gordas, como saia volumosa e um cropped. Bom, como podemos ver, Tanesha não só pôde usar como ARRASOU no look de caimento perfeito.

A profissional comenta que ao longos do anos trabalhando como consultora de imagem com mulheres de todo Brasil, percebeu que o que faz diferença para estar sempre bem vestida não é uma armário lotado, comprar e comprar todas as peças da moda. "Essa ditadura do 'tem que ter' só aprisiona e oprime a mulher real, que tem limite de espaço e orçamento em seu armário real. 

O que faz toda diferença é ter poucos e bons, aí entra o bom caimento para seu corpo, e conhecer técnicas de styling, para ir variando os looks com as peças de seu armário. É ter menos e usar com mais racionalidade".

Curtiu? Fernanda Fuscaldo ensina mais sobre moda no seu curso on line Clube das Mulheres Bem Vestidas, que vem há mais de um ano libertando mulheres de varias idades, cidades, profissões, estilo, objetivos, de ser escrava da moda, para valorizar verdadeiramente a si mesmo.

Por Thamirys Teixeira

Comente