Brilho e paetês para o dia

Brilhos e paetês para o dia

Rasteirinhas Isabella Giobbi/ Corso Como

Destaque nas baladas ou festas, as peças com materiais brilhosos agora também podem desfilar perfeitamente nas ruas, em plena luz do dia. Elas combinam em looks mais casuais, em um passeio no shopping ou até no trabalho.

"Os paetês serão a vedete do verão, a textura número um da temporada. Eles aparecem no formato mini, como a Osklen adiantou no desfile do SPFW, ou grandes, como na passarela da Forum. Os maiores também em vestidos, como sugere a Stª Ephigênia. O cetim é outro material que estará na linha de frente", comenta a personal stylist Cris Vieira.

Conforme Fernanada Doná, dá sim para usar brilhos sob a luz do sol sem parecer que veio direto da balada ou errou na hora de escolher a roupa. "Com paetês e lurex, conseguimos fazer combinações legais e possíveis. Além dos tão falados paetês, também chegou a hora das tachas, das correntes e dos zíperes, sempre brilhantes, dourados ou prateados, podendo ser usado em acessórios, como colares, brincos e cintos, como diretamente aplicados na própria roupa, com função meramente decorativa", explica a consultora de imagem.

Durante o dia, por exemplo, você pode usar um simples top ou bolerinho de paetês em cima de uma blusa ou vestidinho, com uma sapatilha básica. Já no escritório vale outros elementos brilhosos, entre eles, cetim, couro metalizado, veludo cristal em tons neutros, que caem bem com paletós e escapins, elementos consagrados no look trabalho.

Para que o brilho não dê a impressão de muito arrumado, a personal indica coordenar com peças informais "isso fará com que o brilho, seja ele em forma de paetê, lurex, tacha ou corrente, se revista de informalidade também". Assim, o legal é misturar o brilho com camiseta, jeans desgastados, tênis, moletom, em sobreposições com jaquetas, coletinhos, boleros, enfim, escondendo um pouco do brilho. "Outra dica é experimentar peças mais soltas e fluidas, entre elas, saruel, bermudas e shorts de pernas mais alargadas", sugere.

[galeria]

Fernanda lembra que o nude, curinga da estação, é um ótimo companheiro para os materiais brilhosos. "Esta cor, ou a falta dela, fica bem com prateado, dourado ou coordenando os dois, até com paetê transparente". Você também consegue um efeito mais atual ao combinar elementos brilhosos com tecidos leves, como malha ou jeans. Outra forma é sobrepor uma transparência ao brilho, o que deixa o brilho mais leve e pode ser usado de dia.

"Fica interessante também fazer contrapontos. O paetê pesado, misturado aos tecidos fluidos (georgette), dá um ar romântico. Já com alfaiataria fica moderno", indica a personal Cris que pontua alguns detalhes para você não fazer feio na produção. "Antes de tudo, o brilho dá volume (engorda) e chama mais a atenção, portanto deve estar localizado na região onde você possui seus pontos fortes, que irá evidenciar a sua beleza. Evite o look total com brilho, a não ser que seja um vestido, mas é preciso muito bom senso para usar. O desfile da Printing de verão sugere isso. Caso opte por duas peças de brilho, ‘jogue’ outra sem interferências, como uma camiseta de malha, alfaiataria. Você consegue um look mais sexy se misturar peças com tule, organza ou couro (saia-lápis de couro metalizado, por exemplo)".

Veja algumas sugestões de looks com peças básicas brilhosas indicadas pelas duas profissionais:

Jaquetinhas de Paetês

1) Jaqueta de paetês prata + camiseta de malha super fina preta + top prata + bermuda boyfriend jeans azul délavé + open boot

2) Jaqueta dourada + top + short de moletom com paetês na cor rosa chá (super atual) com sandálias meia-pata optando por um tom nude ou fluor

3) Jaqueta de paetês + camisa de alfaiataria + shortinho jeans + sapato oxford

4) Jaqueta de paetês azul + top de cetim bege + saia num tom goiaba

5) Jaquetinha de paetês + regatinha de malha + bermudinha de sarja com perna larguinha e sandália

6) Jaquetinha de paetês + calça saruel e sapatilha.


Blusa de paetê

1) Blusa + colete informal (tafetá cristal) + shortinho jeans e sapatilha.

2) Maxi camiseta de paetê + vestido + paletó boyfriend e sandália

3) Blusa + pantalona preta + sandalias com salto grosso (look clássico)

4) Blusa + saia estilo tulipa + scarpin nude (look romanticos)

Mini saia de paetês

1) Mini saia preta + sandálias meia-pata rosa chiclete (look sexy)

2) Mini saia de paetês + regata de tricô.

Por Juliana Lopes

Comente