Blogueiros Scott Schuman e Garance Doré no Fashion Rio

Blogueiros Scott Schuman e Garance Doré no Fashion

Blog The Sartorialist

O inverno começa a mostrar a sua cara. Sob o tema Olimpíadas, O Fashion Rio abre hoje oficialmente o calendário de moda nacional. Para começar, uma festa especial no Pier Mauá, local dos desfiles na cidade maravilhosa, com apresentação do músico Gilberto Gil. Até o dia 13 serão 28 marcas na passarela e muita badalação. Entre as presenças já confirmadas estão a exótica modelo Alice Dellal, filha da brasileira Andréa Dellal, que vai desfilar pela grife da tia Patrícia Vieira, no Copacabana Palace. O fotógrafo Mario Testino estará na primeira fila.

Entre os convidados internacionais, a presença já confirmada do casal de blogueiros Scott Schuman e Garance Doré que vão fazer a cobertura dos evento. Ele, criador do The Sartorialist, um dos blogs mais influentes da atualidade. Já Doré é responsável pelo diário virtual da revista "Vogue" francesa.

Mais uma vez, a TNG vai trazer o casal 20 do momento das novelas. Ao invés de Juliana Paes e Rodrigo Lombardi, desfilam Alinne Moraes e Mateus Solano, em uma coleção com roupas utilitárias de caçadores e populações nativas (indígenas) do Canadá e Alaska.

Para o inverno 2010, a marca Printing vai apostar na mistura dos opostos: vintage e tecnológico, shapes clássicos e construções modernas, uma forma de agradar vários tipos de mulheres. Dessa forma, a variedade de tecidos será grande, entre eles, mousseline com fios de lurex, tweed de lã com metal, cetim, jacquard de seda e devore de veludo, em jaquetas blazer e mini vestidos, com volumes nos ombros.

[galeria]

A inspiração da Cavendish serão os colhedores de chá, conhecidos como tea pickers, que trabalham nas regiões montanhosas da Ásia. Texturas, cores, padronagens, drapeados, dobraduras e sobreposições das roupas destas mulheres foram o ponto de partida para a temporada. O conceito será traduzido em uma coleção romântica e delicada, leve e fluida. E terá como contraponto, o rock glamouroso dos anos 80 e o brilho do lurex.

Cláudia Simões que já aproveitou os desenhos dos azulejos portugueses para os dias mais frios aposta em um inverno também artístico, vindo do expressionismo americano e seus célebres pintores, Jackson Pollock e Mark Rothko. Também inspirado no olhar da fotógrafa Leni Riefenstahl, que retratou atletas alemães em ação, o que dá um ar mais esportivo à coleção.

leia também


A música estará bastante presente no Fashion Rio. Na coleção de Alessa, algo mais fácil de notar. As estampas serão com vários tipos de instrumentos: piano, partitura, guitarra, violão, LP, CD, cover, palhetas, arte (pinturas inspiradas em instrumentos) e sax. E na R.Groove, o tema musical será mais subjetivo. As peças com alfaitaria esconstruída, ganchos baixos e peças com recortes em geral veem da canção "Mar Revolto", de Carlinhos Brown.

Por Juliana Lopes

Comente