Barbie: 50 anos de história!

Barbie

Divulgação

Ela é a boneca mais famosa do mundo. Ícone fashion, Barbie atravessou gerações e completa, dia 9 de março, meio século de vida. E, na linha inversa da lógica do tempo, vai ficando cada vez mais bonita e famosa, ano após ano. Mais do que fazer parte do universo lúdico infantil, Barbie inspira mulheres de todas as idades, do mundo todo - é a boneca mais vendida do planeta, cerca de duas a cada segundo.

Nesses 50 anos, já teve mais de 100 profissões, de astronauta a presidente dos EUA, passando por dentista e técnica de futebol. Foi modelo para estilistas como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Donna Karan, além dos brasileiros Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Walter Rodrigues. Virou clássico do cinema, interpretando Julieta e Dorothy. Foi celebridade, encarnando Marilyn Moroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Beyonce e Cher.

Barbie 50 anos

Divulgação

Mas mantendo a mesma juventude de quando foi criada por Ruth Hadler, Barbie tem muitos planos para a comemoração do seu meio cinquentenário. Para este super aniversário, a Mattel - responsável pela linha no Brasil - preparou ações exclusivas por aqui. A campanha “Viva o Rosa” anunciará em março o início das festas para Barbie e deve aproximar os fãs do universo da boneca.

“A palavra Viva manifesta comemoração e, ao mesmo tempo, convida a viver cada momento de maneira alegre e espontânea, celebrando seus sonhos e neles a possibilidade de ser o que quiser. Nesse sentido, o rosa também é vida, é liberdade, é feminilidade”, explica Ana Furtado, gerente de produtos da Mattel. Aqui no Brasil a boneca é vendida desde 1982.

Fora isso, um “caminhão-casa” vai percorrer os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, mostrando ainda mais do universo da boneca mais fashion do mundo. Quem quiser, poderá visitar os cômodos, que contarão com móveis e acessórios, tudo no estilo Barbie de ser. Até o final do ano, a previsão é de que o veículo tenha percorrido 51 cidades e visitado cerca de 200 escolas. A boa da ação é que além de colocar a Barbie mais perto do público, vai ainda ajudar o próximo. Para visitar o caminhão, é preciso levar um quilo de alimento não-perecível.

Barbie Spanish

Divulgação

Como se tudo isso não bastasse, somado ainda às edições especiais da boneca, São Paulo ganhará o “Museu Encantado Barbie”. A exposição é inédita no país e contará com 500 modelos diferentes, do acervo pessoal do colecionador Carlos Keffer. Até um exemplar da Barbie número 1 estará no Shopping Cidade Jardim, a partir de 10 de março. Sete salas temáticas mostrarão todas as faces de Barbie, desde cenas da vida cotidiana da fashion doll, até suas profissões, suas roupas de luxo e seu estilo vintage. A mostra fica aberta ao público até 31 de julho.

Barbie

Divulgação

Mas não é só no Brasil que a Barbie comemora seu aniversário. A bela foi inspiração para o Mercedes-Benz Fashion Week, que rola toda ano em Nova York. Lá, modelos em tamanho real vestiram em fevereiro modelos criados por estilistas como Calvin Klein e Tommy Hilfiger. A Rosa Chá foi a única marca brasileira a participar - Barbie ganhou de Amir Slama um maiô todo especial.

Uma festa, em Malibu, na Califórnia, deve reunir muita gente famosa para celebrar os 50 anos de Barbie, numa “casa rosa dos sonhos”. Além disso, Paris e Nova York também farão homenagens à boneca, com lojas de departamento e criações especiais. Em Xangai, será inaugurada a maior loja da Barbie do mundo, com direito à maior variedade de produtos da marca e SPA para as fãs.

Barbie foi a primeira boneca do estilo a dobrar as pernas e vir maquiada de fábrica. Desde que foi apresentada ao mundo, já assinou a calçada da fama, ganhou irmãs, namorou o Ken por 43 anos, terminou, voltou, foi hippie, roqueira, e hoje invade o universo paralelo de muita gente, acompanhando tendências e mudanças culturais. Não há como negar que ela instiga beleza e personalidade. Afinal quem, em 50 anos, fez tanto como Barbie?

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: compras barbie