Aulinha básica para misturar texturas e estampas

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Aula para misturar texturas e estampas

Desfile Alessa. Foto: Reprodução FFW

Uma das propostas mais fortes há, pelo menos, três temporadas é a das misturas de estampas e texturas. A força é tanta que já virou um clássico nas passarelas.

Apesar de tanto se mostrar e falar, muita gente ainda encontra dificuldade na hora de fazer essa coordenação.

O maior dos medos é o de ficar "over". Para que isso não aconteça, um bom começo é lembrar da textura + estampa em detalhes discretos, como no look de Patrícia Vieira em que a saia ganha os famosos "poás 3D" na mesma cor (criando textura) e a blusa ganha o mesmo desenho, porém sem relevo e em tamanho diferente, apenas em alguns detalhes.

Voilà! As estampas "conversam" entre si, mas o resultado não é agressivo.

Aula para misturar texturas e estampas

Foto: Divulgação

Outro receio, é o de deixar o look jovial demais. É fato que estampas e texturas transmitem uma mensagem mais informal, mais acessível e até mais jovial, mas basta prestar atenção em três elementos para se arriscar na brincadeira e ainda parecer uma mulher madura:

Modelo - é óbvio que se você usar uma saia pregueada feita em tecido floral em tons de rosa, o resultado será quase infantil. Mas se o modelo de pelo menos uma das peças for mais conservador, como uma camisa clássica de botões, ou uma calça de alfaiataria, a mensagem da estampa é amenizada. Lembre-se: clássico não quer dizer careta. As peças podem ganhar um shape mais moderno, como no exemplo da Cholet, em que tanto a camisa quanto a calça são mais soltinhas.

Aula para misturar texturas e estampas

Foto: Divulgação

Materiais - também já conversamos por aqui sobre como, de uma forma geral, malhas transmitem menos maturidade e sofisticação do que tecidos planos. Então é bacana escolher peças em cetim, tafetás, organzas e outros tecidos mais estruturados. Um bom exemplo é este modelo da Cholet, cuja mistura de cores cria uma estampa de listras e o trabalho no material cria a textura.

Aula para misturar texturas e estampas

Foto: Divulgação

Mas isso não quer dizer que as malhas devem ficar de lado. Com a composição certa, uma malha bem construída, especialmente se usada com um tecido plano bacana sobre o qual falamos acima, pode ficar perfeita.

Aula para misturar texturas e estampas

Foto: Divulgação


Cores - As cores também possuem um papel fundamental na mensagem final. Quanto mais claras e/ou vivas forem as cores de uma estampa, mais descontraída você parecerá. Portanto, cores sóbrias e neutras, como preto, marinho, marrons e cinzas conferirão maior serieadade ao resultado. Caso queira inserir um pouco de cor, basta escolher tons mais fechados, como o bordô, por exemplo.

Aula para misturar texturas e estampas

Foto: Divulgação

Seguindo essas dicas que vimos repetidamente nos desfiles cariocas, fica fácil criar um look atual e acertado! "

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente