Arquitetura na moda

Arquitetura na moda

Dior desfile de inverno 2011. Foto reprodução FFW

Muitas peças e looks que tiram nosso fôlego quando flanam pelas passarelas do mundo, foram pensados em suas formas como se fossem estruturas de arquitetura. As roupas assim como construções precisam de suportes e estrutura para terem seu charme e forma garantidos.

Alguns estilistas conseguiram representar essa relação em suas roupas. Gloria Coelho sempre se inspira em arte, e suas criações têm recortes e estruturas geométricas e, portanto, têm tudo a ver com arquitetura.

O que dizer então da Dior, a grife rainha das esculturas em forma de roupa. Saias com armação, além das blusas e acessórios cheios de volumes. As marcas da moda também influenciam a arquitetura propriamente dita, muitos exemplos podem ser comentados, como os prédios da Louis Vuitton e da Hèrmes em Tóquio. Uma fusão perfeita entre moda e arte.

O desfile da coleção de verão 2012 da Prada chama a atenção por seu planejamento arquitetônico e como ele consegue influir no desfile. Para conseguir uma interação total do desfile e seus espectadores, 600 cubos foram posicionados em meio ao galpão da Fondazione Prada. Os modelos tiveram que desfilar como se cumprissem uma coreografia. Veja o resultado no vídeo.

Por Giseli Miliozi

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion prada