American Apparel - roupa básica e moderna

American Apparel

Divulgação

São Paulo foi a cidade escolhida pela American Apparel, conhecida pelas roupas básicas e moderninhas, para receber a primeira loja da marca na América do Sul.

Com sede na badalada Los Angeles e cheia de funcionários brasileiros, a empresa decidiu apostar nos Jardins. A loja, aberta recentemente, é claro, fica na rua Oscar Freire. “Escolhemos o ponto pelo perfil do bairro”, diz Dov Charney, fundador e CEO da marca. "As pessoas que freqüentam a região são antenadas e viajam bastante. Esperamos conquistar público e reconhecimento”.

A marca nasceu há 10 anos, nos EUA, mas apenas em 2003 abriu a primeira loja. De lá pra cá, só crescimento. Hoje, a American Apparel tem mais de 200 lojas em 21 países - e atua somente com pontos próprios, não revendendo em multimarcas diretamente. A coordenadora de varejo da etiqueta, Thais Lima, que era do time brasileiro em Los Angeles, conta que existem algumas lojas vendendo a marca aleatoriamente - buscam lá fora para revenda - mas somente pontos próprios são autorizados.

Como indústria, a American Apparel trabalha na contramão daquilo que o mercado vem aplicando. Ela investe no que chama de integração vertical, ou seja, todos os processos, desde a escolha de fio e cores até as campanhas publicitárias das coleções são feitas no mesmo prédio, no centro de Los Angeles, sem terceirização. A American Apparel é a maior fábrica, distribuidora e loja de camisetas e produtos relacionados com esse conceito na América do Norte. Emprega cerca de 10 mil pessoas e é conhecida pelos bons salários. “Aqui no Brasil vamos seguir a política internacional da empresa. Os funcionários vão receber remuneração equivalente à paga no exterior”, conta Thais.

A marca não trabalha com coleções sazonais, portanto roupas para qualquer estação podem ser encontradas na loja. “E os modelos não serão redefinidos para o Brasil”, lembra Thais. O que vende lá fora será vendido aqui também. O lamê, por exemplo, tecido brilhoso que tem feito moda mundo afora, é um dos destaques da American e pode ser encontrado em calças, coletes e jaquetas. O tecido recria modelos para quem curte o esporte-luxo.

Legging lamê

Divulgação

Apesar da localização no coração do alto-padrão de São Paulo, a marca tem preços acessíveis - equivalente também aos aplicados no exterior, somados é claro os custos de importação.

Fonte - MBPress

Comente