Absorvendo o primeiro dia da SPFW

Se no Rio a moda veio mais solta e feminina, a apresentada no São Paulo Fashion Week não deixa de agradar a cliente mais urbana e cosmopolita.

O primeiro dia parecia prometer quando o primeiro modelo de Tufi Duek surgiu nas passarelas, graças ao "corte com navalha" que criava maravilhosos efeitos escamados nos tecidos. Porém, foi ofuscado pelos tecidos de fibra de lamê plastificada que faziam com que a modelo parecesse vestida com um saco. O efeito era bem-vindo nos recortes estratégicos de algumas peças, porém não garantiu um bom resultado nas peças inteiras.

Érika Ikezilli apresentou uma mistura de cores fortíssimas em grandes volumes que precisam ser traduzidos com cautela para que a coleção comercial esteja de acordo com o nosso clima. Por outro lado, foi muito feliz com a assimetria de algumas peças que revelavam pedaços do corpo de forma menos óbvias do que uma simples fenda.

O release de Priscila Darolt já diz tudo: ela não vende moda, vende design. Sua coleção de materiais pesados em modelos mais abertos foi um dos pontos altos do dia. Os recortes geométricos das peças eram tão impecáveis que pareciam fundidos.

A Rosa Chá perde cada vez mais a identidade criada por Amir Slama se identificando cada vez mais com o público de seu atual estilista Alexandre Herchcovitch. A moda praia, inclusive, deixou de ser foco.


A Cia Marítima fechou o dia com uma coleção inspirada no Marrocos. Foi a coleção que mais se aproximou da moda mostrada no Fashion Rio, com relação à leveza dos materiais, cores e propostas. Os biquinis, carro chefe da marca, vieram mais simples, enquanto os Kaftãs e vestidos longos roubaram toda a atenção.

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Comente

Assuntos relacionados: desfiles fashion rio érica minchin spfw 2011