A tendência das tatuagens em 3D

tatuagem 3dtatuagem

Foto - Divulgação

A cada temporada surgem novas tendências de tatuagem, assim como acontece na moda; já tivemos a época das letras japonesas, das frases, dos dragões orientais... "As tattoos que as pessoas mais fazem ainda são frases e passarinhos da moda, mesmo avisando que isto se tornará um borrão no futuro", conta o tatuador RoberttoTatau, do Original TattooStudios, do Rio de Janeiro.

Hoje o mercado é bastante eclético nesse sentido e uma tendência que tem despontado é a tatuagem 3D. Segundo Tatau, é a mesma coisa que tatuagem realista, mas só agora o conceito está se popularizando por causa da internet, ganhando uma nova denominação.

Essa técnica consiste emdesenhar frases e imagens como se estivessem vivas, quase que saindo da pele. O segredo da imagem tridimensional está no sombreamento que o tatuador faz. Isso exige bastante técnica do profissional e ele deve levar em conta a parte do corpo onde será feita a tatuagem; em alguns membros não é possível fazer sombreamento.

Já Danilo Dex, tatuador desde 2005, atualmente integrante da equipe da Led’sTattoo, de São Paulo, é o profissional responsável pelas tatuagens de realismo no estúdio. O gosto pelo desenho surgiu das histórias em quadrinhos, e a técnica veio para atender a públicos mais específicos. "Essa técnica diferenciada, feita em preto e cinza, procura reproduzir a realidade com destaque na profundidade, utilizando técnicas de luz e sombra", complementa.

Ele explica que a escolha dos desenhos é bem pessoal. "De forma geral,a técnica do realismo é muito procurada para fazer rostos de familiares, frases com nome da pessoa querida e animais de forma geral, como cães, leões, rinocerontes, aranhas, besouros, e outros que possam dar uma boa impressão de tridimensionalidade", explica.

Agora, quando o assunto são negócios e novas empresas no universo de tatuagens, Danilo acredita que o mercado da tatuagem tem crescido muito nos últimos anos, principalmente em função da dedicação de muitos artistas que há décadas vem procurando elevar a tatuagem cada vez mais ao status de arte. "Para mim, o mercado da tatuagem é promissor para todo artista sério que faça seu trabalho com respeito, amor e dedicação artística. Seus clientes o procuram pela sua arte e conhecimento."


Por Kelly Jamal

Comente

Assuntos relacionados: tatuagens