A escassez de algodão no Brasil

A possibilidade da escassez do algodão em 2011 foi discutida na primeira edição da Texfair Home, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em Blumenau (SC). O presidente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Fernando Pimentel, debateu junto à imprensa do setor a baixa no abastecimento do mercado interno. Pimentel chama o produto de "ouro branco" do Brasil.

Para minimizar os efeitos da crise, o diretor da ABIT comentou sobre a possível liberação da importação de 250 mil toneladas de algodão livre de impostos para repor o grande aumento de exportações do algodão.

A indústria têxtil de algodão gera oito milhões de empregos, se houver crise, toda a cadeia será afetada. Pimentel afirma que a China está roubando os empregos dos brasileiros, já que em novembro de 2010, 60% da safra já estava comprometida para exportação.

A Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) informou em seu site que um novo recorde de exportação será quebrado. Até agora, 650 mil toneladas da safra 2010/11, que será colhida a partir de junho, já estão reservadas para o mercado externo. Os empresários brasileiros terão que arcar com as perdas.

Por Giseli Miliozi

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion brasil ouro branco abit