Vá de leque nesse Carnaval

Vá de leque nesse Carnaval

Foto/Divulgação

Acessórios entram e saem de moda com muita frequência. Um deles é o leque. Existem muitos modelos, uma variedade enorme de cores e materiais para todos os gostos. No Brasil, eles chegaram junto com Dom João VI, em 1808.

Para aumentar ainda mais o sucesso do leque por aqui, as jovens empresárias Cecília Tanure e Marina Breves criaram a Nous Nouk, uma grife especializada no acessório. Sobre a moda desta estação Tanure afirma: "Para esse verão as cores mais quentes serão certas. Por exemplo, o rosa, vermelho e laranja, mas tons como roxo violeta, berinjela e turquesa também serão uma grande aposta". Cecília conta ainda que as cores mais vendidas são o azul marinho, verde jade e o vermelho.

Não há risco em errar na hora de usar um leque. As cores neutras podem ser usadas tanto de dia, quanto à noite. Porém, a Cecília dá a dica: "Apostamos mais nas cores metálicas para o uso noturno, pois sempre vão com tudo". E completa: "Todavia, o que realmente vale é você estar se sentindo bonita e charmosa com o seu".

Os leques mais antigos eram presos por uma correntinha na cintura da moça. Hoje eles estão mais modernos, acompanhando e oferecendo praticidade às mulheres contemporâneas, e vêm com uma pulseirinha para ser presa no pulso ou no dedo. Sobre o acessório da Nous Nouk, a criadora lembra: "Os clássicos vêm acompanhados de pompons coloridos. Os leques Nous Nouk têm uma enorme variedade de cores, o que facilita o uso e sempre dá um toque final no modelito", afirma Tanure, que por enquanto está confeccionando outros lotes de leques para vendas. Para saber quando eles estarão disponíveis na loja virtual basta mandar um email info@nousnouk.com.br informando o modelo e a quantidade desejada.

Se você tem um leque de um modelo mais antigo, não é preciso se desfazer dele. É possível combinar com um look mais moderno e conseguir um efeito estiloso. "Os tipos mais antigos têm o seu valor, e sempre quando combinados podem ficar superinteressantes na produção", garante Cecília.

De acordo com a empresária, os modelos que estão em alta neste verão são os feitos de madeira. "Eles são simples, sem tecidos e muitos frufrus, e, ao mesmo tempo, sofisticados com acessórios e cores. Estes são uma releitura dos leques da vovó. E ainda possuem uma vantagem em relação aos abanos de bambu ou de palha: podem ser fechados e guardados na bolsa".

[galeria]


E com a chegada do Carnaval os leques serão um pouco diferente. Ganharão plumas artificiais e muito coloridas. Porém, nem tudo são flores: os leques fazem barulho ao serem abertos e fechados. Então cuide para que não causem incômodo em locais públicos, como teatros e cinemas. Curiosamente, a história deste item é muito antiga. Há registros dele de até cinco séculos antes de Cristo. Foram usados pelos gregos, pelos povos da Ásia e também no Egito.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: moda fashion acessórios leques carnaval