Salto dobrável e bolsa com alarme

Salto dobrável

Fotos - João Pinho

Das universidades e cursos técnicos surgem idéias criativas que mais tarde se transformam em produtos de sucesso no mercado. Alguns deles são patenteados e tem a oportunidade de virar moda nas ruas.

Depois de perder muitos saltos de sapatos nos paralelepípedos de Curitiba, Nádia Gaudim resolveu criar uma sandália com salto dobrável, imprescindível para quem quer aliar conforto e elegância durante um dia de trabalho.

A aluna do curso de Análise Química de Curtimento de Couro, do Senai de Presidente Prudente (SP), já tinha a idéia na cabeça desde que ela fazia estilismo no Paraná, e resolveu colocar em prática por incentivo dos professores e com a ajuda de Leandro Nalin.

Apesar de já existirem modelos semelhantes lá fora, como o da marca americana Camileon Heels, com a opção de dois tipos de saltos e vários modelos de sapatos, por enquanto esse é o único no Brasil. “Já tinha visto outros no mercado, um deles de uma seguradora inglesa. Mas o nosso sistema de trava de segurança do salto é único”, garante a criadora da invenção.

Após ganhar o concurso Inova Senai, na categoria design, a estudante está em processo de patente do produto, apenas espera interessados que queiram colocar o novo sapato nas vitrines.

Bolsa com alarme

Fotos - João Pinho

Outra boa idéia foi criada por seis alunos do Curso de Mecânica e Usinagem (capital paulista), segundo lugar na categoria Equipamentos. Trata-se do sistema de alarme para bolsas e mochilas. Depois de ser assaltada várias vezes no ônibus, Beatriz Shum, resolveu criar essa ferramenta de segurança junto com os amigos. Única mulher do grupo, a estudante explica as vantagens da invenção, que também vem com GPS.

“Se alguém abrir o zíper, o alarme dispara. Ele não é só útil para bolsas de mão, mas também para malas. Quando uma bagagem é extraviada ou mesmo se você tiver um bem valioso dentro dela, o GPS indica via internet onde ela está”, diz.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: bolsas moda sandália sapatos