Detalhes que fazem toda a diferença

Algumas das coisas pelas quais eu sou mais apaixonada são os lenços, echarpes, cachecóis e pashiminas. Eles, que deixam o visual muito mais charmoso e sofisticado, estão com força total há algum tempo, tanto que estão sendo usados em todas as estações do ano, não só no outono/inverno.

Mas qual a diferença e como usá-los? Os cachecóis são os tradicionais de lã que nos acompanham naqueles dias mais frios. Os lenços são os mais finos, geralmente quadrados, ótimos para fazer um charme no verão; as echarpes são retangulares e longas, podem ser leves e finas, ou de materiais mais encorpados como a pashimina.

Detalhes que fazem toda a diferença

Antes de escolher a que vai usar, tenha em mente que:

- Quanto mais camadas você acrescenta no seu visual, mais poder e austeridade você transmite.

- Linhas verticais e angulares (tanto o jeito que é colocado, quanto as estampas) também passam uma imagem menos acessível, já as linhas arredondadas podem te deixar mais amigável.

- Se o objetivo é alongar e afinar, evite amarrações que cubram o pescoço ou que criem curvas, pois acentuam as curvas do rosto.

- Todo volume criado atrai o olhar, por isso a altura da amarração pode disfarçar ou acentuar partes do corpo. Se quiser disfarçar seios grandes, por exemplo, a amarração deve ficar longe da altura dos seios.

- Como o lenço é o que vai ficar mais próximo ao rosto e provavelmente será o item de maior destaque no visual, o cuidado com a cor deve ser redobrado. Preste atenção se aquela cor vai deixar sua aparência jovem e descansada.


O mais legal desse tipo de acessório é brincar com ele e descobrir novas formas de usar. Mas se você não tem a menor idéia de onde partir, fiz um vídeo dando alguns exemplos (acima).

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: ericaminchin@yahoo.com.br

Comente