Chega de sapato apertado!

Chega de sapato apertado

Foto: Russell Underwood/Corbis

Não tem nada pior do que você colocar um sapato e, depois de algumas horas, ele começa a incomodar os seus pés. Os sapatos apertados podem causar alguns problemas como joanetes, calos e até deslocar unhas dos dedos maiores. O uso de uma palminha macia é sempre bem-vindo, mas é possível recorrer também a alguns produtos no mercado que ajudam amenizar a dor.

Um deles é o band aid friction block, um produto que você passa na parte onde está doendo para aliviar a dor. Para quem tem problemas na planta do pé ou sofre com bolhas esse pode ser um santo remédio.

Chega de sapato apertado

Band aid friction block, ótimo para aliviar dores e bolhas nos pés. Foto/divulgação

Outra opção é o gel protetor de calos e bolhas. Esse também é outro remedinho milagroso, que você tem que ter na bolsa toda vez que sair com aquele sapato que machuca seus pés. Caso você sofra com esses problemas de calos e bolhas, basta passar o gel em cima deles para ter sossego durante o dia.

Além de poder recorrer a esses produtos para proteger a planta do pé, você não pode se esquecer dos dedos. Eles devem ficar numa posição confortável dentro do sapato. "A pessoa com pés largos e que faz uso de calçados de biqueira estreita, acaba causando pressão nos dedos, deformando-os", pontua podólogo Orlando Madella.

O especialista dá dicas de como escolher o melhor sapato: "O calçado deve se ajustar corretamente no comprimento e na largura, acomodando os dedos em posição natural, permitindo os movimentos do pé. Deve existir um pequeno espaço na frente, então escolha o tamanho de modo que entre a ponta do calçado e as pontas dos dedos haja um vão entre 1 ou 1,5 centímetro para acompanhar o deslocamento do pé ao caminhar."

Segundo podólogo, as receitinhas caseiras para alongar o sapato funcionam muito bem. Então veja as dicas que ele deu especialmente para você:

- Tem jornal em casa? Então é ele mesmo que você vai usar. Amasse o jornal, molhe com álcool ou vinagre e coloque dentro do sapato enchendo todo o espaço. Feito isso deixe secar durante um dia inteiro. Você não terá mais problemas com esse sapato.

- Leve o sapato naquele bom e velho sapateiro e peça para ele colocar na prensa de alargamento. Pode ter certeza que vai da certo.

Além das dicas que o podólogo passou, existem outras que caíram no gosto popular.

- Sabe o milho de pipoca? Ele pode ser a sua salvação. Coloque uma quantidade de grãos dentro do seu sapato, complete com água e deixe secar por um dia. O milho vai inchar e, assim, alargar o seu sapato.


- Agora, se você prefere uma coisa mais simples, que tal congelar um saquinho de água dentro do sapato? Basta colocar o saquinho fechado cheio de água no freezer. Ele vai inflar e lacear o sapato.

Com essas dicas você não terá mais por que reclamar de tanta dor nos pés. É só seguí-las direitinho para poder sair por ainda usando qualquer tipo de calçado.

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente