Casaquinhos para aquecer

Casaquinhos para aquecer

Desfiles (Reinaldo Lourenço, Forum Tufi Duek e Gloria Coelho)/ Foto Agência Foto Site

Capas, pelerines ou ponchos. A cada inverno eles veem com novos materiais e cores, para dar mais elegância ao look e não apenas esquentar o corpo. Nos desfiles de inverno eles apareceram de forma mais tímida, mas aos poucos invadem as ruas nos dias mais frios.

Nesta coleção, Gloria Coelho usou uma variação dessas peças, chamada de “visitas”. Como ela mesma explica em entrevista a Revista Vogue, “as visitas são pequenas capas com recortes muito usadas durante o Segundo Império Francês, de Napoleão II”.

A rainha Vitória também foi adepta das capas. Ao estilo vitoriano, as visitas se tornaram mais escuras e usadas pelas moças direitas da época, uma peça coringa em ocasiões mais sérias, como enterros, por exemplo, tanto que muita gente tinha várias no guarda-roupa, em caso de alguém se esquecer, conforme relatou o historiador João Braga na revista.

As capas já eram usadas na antiguidade pelos romanos. Já os pelerines, mini casacos na altura dos ombros que estão no inverno de Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, receberam esse nome por causa das peregrinas de Santiago de Compostela que usavam a peça para se proteger do frio.

Luana Piovani

Luana Piovani e Felipe Simão/Divulgação Canatiba

Este ano, esses casaquinhos ganharam novos materiais. O pelerine de Reinaldo veio acolchoado, já os casaquetos e coletes são confeccionados em pele sintética, com motivo animal ou lisos, como no look de Luana Piovani.

Casaquinhos para aquecer

Coleção Lucia Figueredo/ Foto Divulgação

Sem tecidos mais pesados, o poncho aparece em moleton branco e golas largas na coleção de Lucia Figueredo, uma forma de deixar a peça com mais caimento ao corpo.


Só cuidado na hora de apostar nas sobreposições, experimente com saia, vestido e calças mais sequinhas, e aposte nas cores neutras, o resultado: look quentinho e super charmoso, ótimo para levar na mala.

Por Juliana Lopes

Comente