Anel de formatura – ainda se dá de presente?

A tradição de presentear o formando com uma jóia caiu em desuso
anel de formatura

foto reprodução: We Heart

Quando um amigo ou parente nosso está na formatura, como parabenizar? O anel de formatura é um desses presentes tradicionais que costumamos oferecer para quem conclui uma etapa dos seus estudos.

Mas por que anel? Desde a antiguidade os anéis sempre tiveram um papel muito importante na vida do homem, como símbolo representativo de poder e honraria. Nos dias de hoje, o anel é símbolo de conquista de uma etapa superada, realização de um sonho. É na formatura o momento de celebrar a pessoa que acaba de sair do mundo estudantil para ingressar no mercado de trabalho.


“Para um formando, o anel passa a ser um amuleto para ter sorte nas novas conquistas da vida adulta e profissional.Geralmente é um anel como se fosse um solitário, com uma pedra central e nas laterais tem gravado o desenho do símbolo do curso em que se formou”, explica a designer de jóias Lívia Dias.

Segundo Lívia, o acessório caiu sim em desuso. “Hoje em dia quem ganha anel de formatura ganha do pai ou da avó, de pessoas que realmente passaram por essa tradição quando ainda era mais representativa”, diz. Mas em algumas faculdades, como a de Medicina, por exemplo, ainda é bastante presente. 

Curiosidades

De acordo com os orientais, o anel de formatura deve ser utilizado pelo formando no dedo anular para atrair energia positiva, garantindo assim, reconhecimento profissional e prestígio.  A cultura oriental também explica que o dedo anular é regido pelo sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso pessoal e profissional.Quer homenagear uma pessoa querida que está se formando? Veja as dicas de modelos de acordo com cada curso:

Safira (azul):

Administração; Artes Cênicas; Artes plásticas; Biologia; Educação Física; Engenharia; Física; Matemática; Psicologia; Música; Publicidade e Propaganda; Marketing; Química; Relações Internacionais; Comercio exterior; Ciências da computação; Astronomia; Desenho Industrial Filosofia.

Esmeralda (verde):

Biomedicina; Bioquímica; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Psicologia Clínica; Veterinária; Zootecnia; Fonoaudiologia.

Ametista (rosa):

 Design de Moda; Assistente Social; Geografia; História; Letras; Teologia; Pedagogia; Gastronomia; Biblioteconomia; Ciências Sociais; Hotelaria e Turismo.

Rubi (vermelha):

Direito; Jornalismo; Técnico em Segurança do Trabalho; Oficial de Justiça.

Topázio (amarelo):

Farmácia; Bioquímico.

Turmalina (rosa):

Ciências Contábeis.

Granada (vermelha):

Odontologia.

Água marinha (azul):

Economia; Oceanografia.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: formatura