André Lasmar: singularidade e criatividade em joia

André Lasmar singularidade e criatividade em joia

Alianças. Foto Divulgação

Nascido em Natal, Rio Grande do Norte, o designer de joias André Lasmar trouxe mais do que bom gosto e originalidade ao mundo dos acessórios. Hoje, é realizado com a profissão, e já passou por experiências como criações de cenários para teatro, desenvolvimento de adereços e até publicidade. Mas as joias tomaram um espaço sem igual em sua carreira, sendo o caminho ideal para que André pudesse se encontrar e passar um pouco do que sentia e queria ao mundo. "Fiquei um bom tempo da minha vida buscando uma atividade profissional em que pudesse expressar as coisas que penso e sinto e, por uma sorte do destino, encontrei na joalheria um caminho de expressão que me satisfaz e completa", conta.

Se aventurando em cursos em outros países como Alemanha e Espanha, André ampliou os horizontes e captou todos os ensinamentos que poderia ter. De volta ao Brasil, o profissional voou direto para o Rio de Janeiro, onde está instalado há nove anos.

Uma das características das criações do artista é o fato de ter uma produção pequena e fazer questão de desenvolver as peças, uma a uma, tornando cada joia exclusiva e, claro, com um toque de personalidade de seu idealizador. "Minha produção é pequena, porque todo o processo, tudo é feito por mim, para que o resultado final seja como eu pensei e senti o projeto", diz.Até os possíveis errinhos, que seriam consideradas um martírio para outras produções, para André faz parte do processo. "O diferencial do meu trabalho acho que é a ‘calidez’, a mão do artista que se sente ao olhar, o erro incorporado ao objeto conferindo a ele algo de humano, possível".

Além de ter um toque rústico e contemporâneo, o designer teve a audácia da inovação. Fora ouro, prata e bronze, o artista incrementa as peças com vidro, aço inox, borracha, madeira e outros materiais nada convencionais. Verdadeiras obras primas!

[galeria]

"Acho que as pessoas sentem esta onda de sinceridade no meu trabalho. Acho que tenho um trabalho que não é pretensioso, é orgânico", afirma. "Espero que, com as peças, as pessoas sintam-se felizes, inteligentes, atrevidas, poderosas, bonitas. Acho que talvez nesta ordem mesmo", diz.


O trabalho de André chamou atenção pela sua singularidade e celebridades como Cauã Reymond, Marisa Monte, Marisa Paredes e Camilla Belle já adotaram algumas peças como complemento essencial do vestuário. Quer usar uma também? Elas podem ser encontradas nas lojas "Dona Coisa", no Jardim Botânico, e "O Banquete", em Ipanema, ou pelo telefone (21) 2285-1063. Se quiser ver algumas de suas criações pode acessar o site: www.andrelasmar.com.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente