Acessórios rendados

Acessórios com renda

Acessórios Datelli

O inverno 2009 irá se render ao seu charme. A renda, muito presente nas lingeries e mais do que nunca nos vestidos de noiva, também ganhará espaço, de forma discreta, em blusas e vestidos.

Ao contrário do que muita gente imagina, renda não é a mesma coisa que bordado. Enquanto que a renda é feita com a trama dos próprios fios, o bordado é apenas um detalhe na roupa. As mais conhecidas são a chantilly, mais delicadinha, e a guipure, usada em roupas e acessórios no desfile da Prada outono/inverno (20008/2009), e ainda na coleção de Inverno da marca Datelli.

“A padronagem buscada foi a da renda guipure. Devido à limitação do uso de tecidos em sapatos, optamos pelo uso de uma renda com dublagem em tela, para evitar que ela arrebente”, explica Liza Rocha, que faz da equipe de estilo da marca.

Sapatilhas, scapins, bolsas e carteiras vão ficar ainda mais elegantes com o toque da renda. Conforme Rocha, ela estará mais em detalhes “considerando-se suas limitações pelo fato de ter que ser dublada com outros materiais”, acrescenta.

Para a estilista, com a renda dificilmente dá para errar o visual. Os acessórios ficam bem com roupas mais básicas. Você pode combinar a renda da roupa, que também está na bolsa ou no sapato.

Acessórios com renda

Desfile Acqua Studio (Fashion Rio). Foto - Márcio Madeira

“Os sapatos com renda também entram na próxima coleção. Uma sapatilha de renda, por exemplo, que é mais eclética, pode ser usada com jeans, leggins, vestido, short, etc. Já um scarpin ou modelo mais elaborado, pede roupas sofisticadas”, aconselha. Quem adquirir um modelito só deve tomar cuidado para não molhar e sempre armazenar em local seco.


E para quem acha que a renda será esquecida junto com os casacos de inverno se engana. A Hoepcke Bordados está produzindo rendas guipure de viscose para as próximas coleções Rosa Chá, nas cores branca, preta, azul e goiaba, formando desenhos como flores, flores com círculos e quadrados.

Por Juliana Lopes

Comente