Walcyr Carrasco lança adaptação de Shakespeare

Walcyr Carrasco lança adaptação de Shakespeare

Foto/Divulgação (FTD)

Autor de comédias românticas, gostosas de assistir, Walcyr Carrasco que atualmente está nas telinhas com a novela Caras & Bocas, também gosta de escrever para o público infantil e juvenil, embora um de seus últimos livros "Anjo de quatro patas", tenha sido direcionado aos adultos.

Walcyr esteve essa semana na XVI Bienal Internacional do Rio de Janeiro para autografar a sua mais nova adaptação e tradução. A obra é baseada na comédia de William Shakespeare "A Megera Domada", que já foi usada outras vezes na carreira do autor. Foi a partir dela que Carrasco criou a novela "O Cravo e a Rosa".

"Na ocasião, passei a história para o Brasil dos anos 1920: Catarina tornou-se uma feminista e Petrúquio, um machão, com ideias tradicionais sobre o papel da mulher na sociedade. A trama foi a mesma: um pai que deseja casar a filha mais velha antes da mais nova. Mas a moça, de tão brava, não encontra pretendentes. Até que um rapaz rude decide se casar com ela. E no final os dois se apaixonam."

Os diálogos foram adaptados para uma linguagem mais moderna e atual. "O tom formal do tratamento entre os personagens também foi modificado, já que A Megera Domada é uma comédia e fica mais divertida quando apresentada com bom humor e leveza", disse o autor.

Walcyr Carrasco lança adaptação de Shakespeare

Foto/Divulgação (FTD)

A cidade original em que se passa a história, Pádua, na Itália, foi mantida nessa tradução de Carrasco. "Mas o texto permite uma adaptação para qualquer época. É possível, por exemplo, montar a peça como se acontecesse hoje em dia em uma grande cidade, o que vale é a imaginação", completa.

Shakespeare dividiu a peça em cinco atos, cada um deles divididos em cenas. Em cada cena, havia uma mudança de cenário! Nas montagens modernas, os atos e as cenas são unidos. "A peça fica com um ou dois atos no máximo. Cada mudança de cenário pode ser indicada pela entrada de um elemento de cena, como, por exemplo, uma mesa, para mostrar que estão dentro de casa. Conservei as indicações do texto para dar ideias, não para exigir que uma montagem siga tudo exatamente como está escrito", diz o autor.

leia também


Membro da Academia Paulista de Letras, Walcyr já traduziu e adaptou "Os miseráveis", "Dom Quixote" e os livros da "Coleção Júlio Verne".

"A Megera Domada"

Autor: Walcyr Carrasco

Ilustrações: Anna Anjos

Editora FTD

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: celebridades bienal do livro novela