Susana Vieira: 50 anos de sucesso

Susana Vieira 50 anos de sucesso

Foto: divulgação/ Contigo

Aos 68 anos, Sonia Maria Gonçalves tem muito que comemorar. Conhecida no mundo artístico como Susana Vieira (nome emprestado da irmã), a atriz completou cinco décadas de profissão e contou um pouco da sua história em entrevista especial para a revista Contigo.

Sônia, ou melhor, Susana, mostrou seu rostinho na telinha pela primeira vez aos 18 anos, aparecendo como dançarina do programa "Concertos Matinais", da TV Tupi. Para a atriz, o sucesso conquistado ao longo desses anos se deve aos sábados e domingos dedicados à leitura de textos de novela. "E é por isso que, se chego ao estúdio e vejo um ator que passou o fim de semana em Búzios e quer passar o texto na hora, eu pulo em cima mesmo. Tem que respeitar um grupo de mais de 100 pessoas que dependem da fala dele", reclama.

Nascida em São Paulo e criada no Rio de Janeiro, a "'loirinha carioca", Susana ainda se diz extasiada com a história de sucesso construída e reconhecida pelo público. "Queria mostrar como é chegar aos 50 anos de carreira com 68 anos de vida no auge da saúde, da felicidade e da profissão. Para mim, é uma sensação de orgulho. Nunca me iludi com brilho fácil. E agradeço aos autores e aos diretores com quem trabalhei".

Quando Susana começou a estudar balé no Teatro Colón, de Buenos Aires, aos seis anos de idade, nem imaginava o que o destino estava lhe reservando. Após se formar como professora de balé da escola de dança clássica do Teatro Municipal de São Paulo, participou da primeira gravação externa da televisão brasileira. "Naquela época, o programa ‘Concertos Matinais Mercedes-Benz’, da TV Tupi, ia filmar no teatro", lembra. Após ser filmada diversas vezes pelas câmeras, Cassiano Gabus Mendes, que era o diretor-geral da TV Tupi, a chamou para fazer programas humorísticos. "Costumo dizer que fui uma das pré-chacretes que fazia o corpo de baile dos cantores".

Já na telinha, seu bailado foi um trampolim para a dramaturgia. Entre seus "professores" estavam Nathalia Timberg, Luís Gustavo e Lima Duarte. E sob a batuta de Walter Avancini, Susana compôs o elenco que fundou a dramaturgia na TV Record e na TV Excelsior.

Mas não foi apenas para celebrar o sucesso que Susana Vieira esteve à frente dos holofotes. Seu romance com o ex-PM Marcelo Vieira também rendeu muito pano para manga. Os dois se conheceram durante o Carnaval de 2006 e se casaram em setembro do mesmo ano. Em novembro de 2008, após uma ligação da nutricionista Fernanda Cunha, suposta amante de Marcelo, a união chegou ao fim. Um mês depois, o ex-PM foi encontrado morto dentro de seu carro, na garagem de um hotel no Rio de Janeiro.

Mas Susana levantou a cabeça, colocou uma pedra no assunto e se abriu novamente para o amor. Há pouco mais de um ano, se relaciona com o ator Sandro Pedroso, de 25 anos. Mas o futuro da relação ainda é incerto. Para a revista "Quem", Susana afirmou que não pretende trocar alianças. Entretanto, parece que o jovem é católico fervoroso e quer se casar no religioso. Quem vai dar o braço a torcer?

Enquanto essa história não se desenrola, Susana e Sandro se prepararam para trabalhar juntos na novela "Laços de Sangue", projeto que Aguinaldo Silva encabeça em parceria com a SIC, de Portugal. "Vou viver a Lara Romero, que fiz em Cinquentinha. Vai haver uma continuação do seriado", explica a atriz.


Outro projeto importante é a estreia de Susana como cantora. A convite da gravadora Albatroz, ela vai interpretar alguns sucessos das novelas que já passaram na telinha portuguesa. "Gravei 12 canções brasileiras de novelas que participei. No meu repertório entrou Cazuza, Maria Gadú, Simone, Ivan Lins e Marisa Monte", conta. "Acho que tenho talento para qualquer coisa que me disponha a fazer".

Juliana Falcão (MB Press)

Comente