Programação de Obama no Brasil

Programação de Obama no Brasil

Na sexta-feira (19), à noite, Barack Obama deve desembarcar em terras brasileiras. O presidente dos Estados Unidos estará acompanhado da primeira-dama, Michelle, e das filhas Sasha e Malia, além de uma comitiva que deve reunir cerca de mil pessoas.

Os visitantes ilustres passarão o dia 19 em Brasília e, no dia 20, viajarão cedo para o Rio de Janeiro. Ao sair do Brasil, seguirão para o Chile e depois para El Salvador.

Na visita à cidade de Brasília, Obama deve cumprir uma intensa agenda. Entre as atividades está a assinatura, junto com a presidente Dilma Rousseff, de dez acordos bilaterais, em resposta às demandas dos empresários, dos governos estaduais e da comunidade brasileira que vive nos EUA. Um dos objetivos desta ação, de acordo com negociadores brasileiros, é facilitar a parceria no setor aéreo entre o Brasil e os Estados Unidos.

No Rio, Obama e a família devem visitar o Pão de Açúcar, o Corcovado, uma praia e também o Chapéu Mangueira, no Leme, na zona sul, uma comunidade pacificada. Na cidade maravilhosa, são esperadas mais de 30 mil pessoas para o pronunciamento do presidente americano, que deve durar meia hora e contará com tradução simultânea.

Em seguida haverá shows. Entre os nomes cogitados para a apresentação estão Seu Jorge, Ana Carolina, o grupo AfroReggae e Ivete Sangalo. Há ainda planos para uma ação comum na divulgação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Um forte esquema de segurança está em andamento, o que inclui o fechamento do espaço aéreo e de várias ruas durante o deslocamento do presidente dos Estados Unidos. A Guarda Municipal vai disponibilizar 2.000 homens e 63 viaturas para o evento. E uma frota de 60 carros do serviço secreto americano fará a escolta de Obama.


E para deixar os brasileiros ainda mais animados com a visita, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil lançou um concurso. Quem enviar para o site ObamaBr as melhores mensagens em vídeo ou texto de boas-vindas ao presidente, vai ganhar prêmios como iPad, um iPhone e camisetas com tema da visita. Outra página na internet traz informações sobre a visita de Obama ao Brasil. O endereço é portuguese.brazil.usembassy.gov.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente