O final feliz (e previsível) de Viver a vida

O final feliz e previsível de Viver a vida

Miguel (Mateus Solano) com os filhos que teve com Luciana. Foto: Alex Carvalho/ divulgação Globo.

Que as novelas pecam pela previsibilidade, isso todo mundo sabe. Mas em Viver a Vida, a coisa toda ficou ainda mais complicada. As novidades, durante toda a novela, se dividiram nos depoimentos no final de cada dia da trama e, claro, no destaque de personagens que começaram pequenos e se tornaram gigantes. De resto, tudo simples, redondo, como viver a vida deveria ser.

No último capítulo da novela de Manoel Carlos, que vai ao ar nessa sexta (14), o óbvio reina - leia-se ‘casamentos e nascimentos’. Helen e Ricardo e Ariane e Jorge sobem ao altar juntos, sob o olhar atento dos amigos Helena e Bruno. Final feliz para as três amigas. Luciana, também feliz da vida, dá luz a gêmeos, frutos do amor com o apaixonante Miguel. Os filhotes irão ao desfile de moda onde a mamãe cadeirante é estrela, ao lado da top Helena.

Se no meio da novela, Gustavo ganhou destaque, com a ótima atuação como o canalha apaixonado pela prima (e pela esposa), no final, ele não poderia ficar sozinho. Depois de passar uns dias sem Betina, se rende e pede desculpas à esposa. A ex não resiste ao charme do mulherengo convertido. Malu fica com Carlos, claro.

Outro que passou a novela toda como "canalha light", como José Mayer mesmo define, foi Marcos. Ganhou filho, neto, amante, esposa, ex-mulher, tudo numa novela só. Como será que ele termina na trama? Com Tereza, claro. Ela até tentou dar uma chance ao francês Jean, mas o amor da vida gritou bem mais alto. E Marcos acabou se dando bem.

Na dúvida se ele ainda é pai do filho de Dora? O segredo de Manoel Carlos vazou e a gente adianta. O menino é filho de Maradona mesmo. E até a malvadinha Rafaela, ganhará um pai. O argentino boa gente vai registrar a menina como filha - e tudo indica a formação de uma família feliz. Com mais uma gravidez!

O que vai esquentar o último capítulo é a tentativa de Mia e Neto fazer amor. Adivinha quem estraga tudo? Isabel, é claro. A menina certinha vai ter que esperar a próxima trama para perder a virgindade.

A emoção deve ficar por conta da conversa entre Helena e Tereza. "Nunca seremos amigas, Helena. A maior mágoa da minha vida, aquela que jamais se apagará, jamais será esquecida - eu devo a você. Sei que não foi de propósito e que se você soubesse o resultado, não teria feito, mas… Meu coração de mãe, ao mesmo tempo em que sabe perdoar, também é difícil esquecer quando alguma coisa atinge um filho", é uma das falas de Tereza.

A top, apagada na novela t-o-d-i-n-h-a, vai ouvir poucas e boas da mãe de Luciana, que se destacou na trama como a mãe amiga e protetora. Deixou a amargura do começo da novela de lado e se tornou a preferida de grande parte do público. A discussão entre ela e Ingrid, há algumas semanas, foi o ponto alto da interpretação das duas grandes atrizes, Lilia Cabral e Natália do Vale. Ela, infelizmente, não "perdoa" completamente a atitude dos filhos. A vilã pegou tão forte que não largou mais. Aliás, destaque total para a família dela na novela.


Mateus Solano, certamente, é o grande nome de Viver a Vida. Pudera toda trama ter a energia dos gêmeos que encantaram o país. E deixaram muitas saudades. Que venha Passione!

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente