Novelas ajudam a controlar crescimento populacional?

Novela ajuda no controle de natalidade

Foto/Divulgação TV Globo

Há quem discorde, mas os folhetins brasileiros têm feito muito mais do que simplesmente entreter. Acompanhando as mudanças sociais e econômicas na vida nas pessoas e reproduzindo parte delas nas telinhas, essas produções ajudam os telespectadores a entender melhor os novos comportamentos.

A evolução da mulher, o reconhecimento de determinadas profissões e a nova classe C já foram abordados nas tramas. E outro tema que resultou em mudanças positivas na população foi o controle da natalidade. Essa observação foi feita por Dennis Dimick, editor executivo da revista "National Geographic".

"Dentro de duas gerações, o Brasil passou de sete filhos por famílias para dois", disse ele durante o Festival de Ideias de Aspen, no Colorado, ocorrido na última semana. O comentário se deu depois que 22 biólogos e ecologistas fizeram um alerta sobre o crescimento da população.


O editor tomou como exemplo a novela "Passione", que era exibida quando ele veio para o Brasil. Na trama havia a família Gouveia, composta por membros ricos e detentores de bens invejáveis. "A viúva dos Gouveia tinha três filhos. Bem, quatro. Mas o ponto é que não havia muitos Gouveias, nem grandes famílias em qualquer parte do enredo insondavelmente complicado", disse.

E você, concorda que a novela também adquiriu o papel de educar a população?

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente