Jennifer Egan: escritora do momento participa da Flip

Jennifer Egan amanhã na Flip

Foto/Divulgação

A autora americana e jornalista Jennifer Egan é um dos grandes nomes da literatura que participará pela primeira vez da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento começou na quarta-feira (04) e vai até domingo.

Com o seu mais recente livro "A Visita Cruel do Tempo" (disponível no Brasil pela editora Intrínseca), Jennifer ganhou o prêmio Pulitzer de 2011, na categoria de ficção, e o National Book Critics Circle Awards. O trabalho agradou tanto o público e a crítica será adaptado para televisão pela HBO.

O best seller, cujo enredo até mesmo Jennifer define como difícil de descrever, percorre cinco décadas e conta a história de personagens em diferentes alturas de vida. O livro dividido em duas partes com 13 capítulos cada. Os contos, aparentemente desconexos, vão se juntando e tomando forma aos poucos.

Esta não é a primeira vez que um livro da americana ganha uma adaptação. Seu primeiro romance, "The Invisible Circus" (ainda indisponível em português), foi adaptado para o cinema tendo no elenco a atriz Cameron Diaz. Mas, em entrevista à Marie Claire, a autora confessou que não gostou muito resultado.

"Cameron é uma atriz espetacular, mas estava longe de ser parecida com a personagem que eu havia criado e imaginado. Esse é um dos problemas das adaptações. É como ter um sonho e, de repente, ter que escolher atores reais para interpretá-lo."


Aos 49 anos, Jennifer não passa despercebida. Não somente pela qualidade de suas histórias, mas pela sua beleza. Questionada pela revista se esse fator se tornou alguma barreira, ela declarou: "Ninguém julga que você faz ou não sucesso por que é bonita. Mas, sem dúvida, é algo que aflige a nós, escritoras. Não apenas quando se é bonita, mas também pelo fato de ser mulher."

Na lista de atividades de Jennifer Egan estão também trabalhos para as revistas "The New Yorker" e "Harper’s Magazine" e para o jornal "The New York Times".

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente