Imagens Surreais e Celebridades por David LaChapelle

lachapelle

fotos de David LaChapelle/ artista: Angelina Jolie (foto 2)

Imagens surreais, este é o universo preferido do fotógrafo americano David LaChapelle. Considerado o Magritte do gênero, David sabe provocar. A exposição Heaven to Hell: Belezas e Desastres, que chega agora ao Brasil, traz 25 fotos, 8 videoclips que dirigiu para diversos artistas (Moby, Macy Gray, Jennifer Lopez, Elton John, Gwen Stefani, Christina Aguilera e No Doubt), além de uma versão inédita no Brasil do documentário em longa-metragem Rize.

LaChapelle começou bem a sua carreira. Ainda adolescente foi fotógrafo da revista Interview editada por Andy Warhol, de quem fez a última foto, dois meses antes de sua morte em 2007.

Nos últimos vinte anos, muitas celebridades estiveram no foco da câmera de LaChapelle. Seus registros fotográficos incluem cantoras pop como Madonna, Mariah Carey, Britney Spears e Christina Aguilera; atores de Hollywood como Ewan McGregor, Leonardo DiCaprio, e Jude Law; e as supermodelos Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Alek Wek e Kate Moss.

Ele também fotografou outros artistas renomados, figurinistas e diretores de cinema, como Pedro Almodóvar, Jean Paul Gaultier e Jeff Koons. LaChapelle é ainda conhecido mundialmente por registrar uma série de mulheres loiras: seus retratos incluem Kim Basinger, Pamela Sue Anderson, Uma Thurman e Courtney Love, além da transexual Amanda Lepore - uma verdadeira fixação e alvo freqüente de seus trabalhos.

Vale conferir. Entre o absurdo e fictício, entre o o barroco ao kitsch, há a visão crítica da sociedade atual, questionamentos ardidos sobre fama, glamour, moda, religião e status.

A mostra fica em cartaz em São Paulo, no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura (Av. Europa, 218, tel.: 3081.8611) de 23 de janeiro a 5 de fevereiro, podendo ser visitada gratuitamente.

Por Karina Conde

Comente