Glória Pires - 40 anos de carreira!

Glória Pires  40 anos de carreira

Foto: divulgação

Gloria Pires soma 40 anos de profissão. E acaba de ganhar um livro, contando toda essa carreira que já soma mais de 20 novelas e 10 filmes. No meio dessa trajetória, personagens memoráveis como Maria de Fátima, em "Vale Tudo", e as gêmeas Ruth e Raquel no remake de "Mulheres de Areia". E tudo isso esmiuçado numa obra assinada por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, que desvendaram a trajetória de Glória desde sua estreia, em 1969, até agora, quando vive feliz da vida com a família, em Paris.

O livro "40 Anos de Gloria" (Geração Editorial, 2010), traz detalhes da vida dela como atriz, mãe de quatro filhos, esposa, celebridade e até cantora. Há relatos da própria Glória, revelando mais sobre seu dia-a-dia, tudo em ordem cronológica. A obra traz mais de 100 imagens resgatadas de álbuns de família, arquivos e divulgação, além de um ensaio exclusivo, assinado por Marcelo Faustini.

Curiosidades como os convites para posar para a Playboy, a tatuagem no pé, as cirurgias dentárias, os problemas de saúde e até as duas gestações precocemente interrompidas, além das exaustivas preparações para os papéis que já interpretou fazem parte do livro. No final da obra, grandes nomes do cinema e da teledramaturgia dão seus depoimentos sobre a atriz.

Regina Duarte, por exemplo, disse que era muito difícil contracenar com ela, principalmente pelos seus recursos espontâneos, naturais. "Ela levava aquela frieza de Maria de Fátima às ultimas consequências, com muita propriedade e talento", lembra. Fernanda Montenegro disse que ela é uma atriz inteira, "aglutinadora". Tony Ramos a qualificou como "inenarrável". Carlos Vereza como "rara". Jose Wilker como "imbatível".

[galeria]

A ideia do livro era mesmo de Eduardo, que conhece a atriz há 12 anos e queria muito contar a história dela. Propôs então a Gloria uma biografia. Como ela achou muito cedo para isso, a saída foi um livro para celebrar seus trabalhos. Por isso mesmo não há comentários sobre o suposto envolvimento entre o marido dela, Orlando Morais, com a filha, Cleo Pires, e nem nada profundo sobre o casamento com Fábio Jr. "O livro comemora minha carreira. Não minha vida pessoal", diz ela.


Para que a ideia se transformasse numa bela obra, Gloria veio ao Brasil diversas vezes e concedeu "entrevistas" aos autores em casa, no cabeleireiro, no Projac, onde pudesse. Além disso, foi necessária uma exaustiva pesquisa em jornais, revistas e Biblioteca Nacional. "Foi mágico mostrar a trajetória de uma menina que nasceu pobre, foi desacreditada em um teste para a novela e hoje é uma das maiores atrizes do mundo!", finaliza Eduardo, feliz da vida com o resultado de sua obra. E para quem está com saudades de Gloria nas telinhas, uma boa nova. Em julho deste ano ela volta ao Brasil com as filhas, para estrelar uma novela de Gilberto Braga. Sorte nossa.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente