Flor do Deserto - história dura e real da modelo somali Waris Dirie

Flor do Deserto

Flor do Deserto / divulgação

Estreia hoje nos cinemas nas principais capitais o filme "Flor do Deserto", adaptação do livro best seller, que conta a história real da ex-modelo somaliana e embaixadora da ONU, Waris Dirie. Seria mais um longa de trajetórias de personagens do mundo da moda, se não fosse o relato da vida de alguém que enfrentou o terror da mutilação genital, prática de países como a Somália.

A vida desta top model tem um quê de conto de fadas. Nascida numa família de criadores de gado nômades, sua fascinante trajetória a levou dos desertos do Noroeste da África para as passarelas e revistas de moda mais prestigiadas do mundo.

Só para ter ideia de passagens da vida dessa mulher, aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, Waris atravessou o deserto por dias até chegar a Mogadishu, capital da Somália. Os parentes acabaram mandando-a para Londres para trabalhar como empregada na embaixada da Somália, onde passou o resto de sua adolescência sem ser alfabetizada. Ilegal no país, sem lugar para morar, Waris contou com a ajuda de uma vendedora de sapatos que lhe deu abrigo e apoio.

[galeria]

A descoberta para o mundo da fama se deu pelas mãos do famoso fotógrafo Terry Donaldson quando a viu trabalhando num restaurante fast-food. Era a ajuda que precisava e em pouco tempo se tornou uma modelo.


As lembranças duras de um segredo de infância vieram à tona no auge de sua carreira. Waris decidiu revelar ao mundo que foi vítima da mutilação genital feminina, levantando o debate e lutando contra o fim dessa triste tradição. No bárbaro ritual, meninas dos 3 aos 5 anos tem o clitóris extirpado. Uma realidade feminina inaceitável e que precisa ser divulgada e execrada para que deixe de existir.

(A adaptação para o cinema é assinada por Sherry Horman. Nas telonas, Waris é vivida pela atriz etíope e também modelo Liya Kebebe, de O Bom Pastor e O Senhor da Guerra)

Por Karina Conde

Comente

Assuntos relacionados: celebridades famosas cinema