Cidades cenográficas

Foto Vagner Dantas/ SECOM - Prefeitura Municipal de Santos

Quem acompanhou os primeiros capítulos de Ciranda de Pedra conseguiu imaginar exatamente como deveria ser a vida na cidade de Santos e da agitada São Paulo de 58. Algumas cenas foram gravadas no bairro Vila Mariana (São Paulo), principalmente na rua Berta. Na época, os moradores do local pertenciam à classe média e acreditavam nas oportunidades que a capital paulista oferecia.

O famoso bondinho e carros da época serviram de cenário para a seqüência do acidente que envolveu os personagens de Cléo Pires e Bruno Gagliasso, além do protagonista Daniel Freitas, personagem de Marcelo Antony.

Durante as filmagens no centro da cidade de Santos, Marcelo relembrou a época em que gravou para a novela Um Só Coração nas ruas do Comércio e XV de Novembro. “É exatamente no mesmo lugar. Aqui é um ótimo local porque ajuda a compor o personagem e a trama”, comenta o ator.

A preocupação para recriar os costumes e a rotina da década de 50 é tamanha que para uma única cena a equipe da emissora contratou e escolheu 200 figurantes da própria região. Também elaborou revistas da época, propaganda nas ruas e até uma mercearia cenográfica.

O trabalho de produção também contou com a ajuda de uma comissão chamada de Santos Film Commission. O projeto foi criado na cidade em 2007, mas já existe em todo o estado de São Paulo. Seu principal objetivo é incentivar a realização de obras audiovisuais.

No Brasil existem apenas 30 Film Commissions. A criação da organização é uma tendência mundial (são mais de 300 na Europa e Estados Unidos). Trata-se de uma instituição que envolve as secretarias municipais de Comunicação, Turismo e Cultura, atuando como grande divulgadora da cidade, além de apresentar possíveis locações, infra-estrutura, gerando renda para o município, assim como oportunidades de trabalho para profissionais de diversas áreas.

A cidade de Santos também serviu de cenário para outras super produções como Deus nos Acuda, Terra Nostra, gravadas no Porto de Santos, e ainda a minissérie JK, todas da TV Globo. Em breve, cenas do longa-metragem Plastic City, uma co-produção da Xstream Pictures (China), também serão filmadas nas ruas do município.

Por Juliana Lopes

Comente