Celebridades que já foram ameaçadas por fãs

O atirador sofria de um distúrbio psicológico incomum. Cantoras como Madonna, Miley Cyrus e Rihanna já passaram por dramas similares aos da apresentadora Ana Hickmann
celebridade ameaçada por fã

Confira mais famosos que já tiveram sua segurança ameaçada por fãs. Foto: reprodução

Neste fim de semana o Brasil ficou chocado com a tentativa de homicídio que a apresentadora Ana Hickmann sofreu em um hotel em Belo Horizonte (MG). Um homem chamado Rodrigo Augusto de Pádua, de 30 anos, invadiu o quarto onde ela estava hospedada e tinha intenção de atirar na apresentadora, segundo informações da Polícia Militar. Ele se dizia  de Hickmann e foi morto pelo cunhado da artista.


O fato é que o atirador sofria de um distúrbio psicológico incomum. De acordo com o psiquiatra Dr. Daniel Sócrates, trata-se de erotomania, é a convicção delirante de uma pessoa que acredita que outra pessoa, geralmente de uma classe social mais elevada, está secretamente apaixonada por ela. A erotomania, também conhecida como síndrome de Clérambault.

Ana Hickmann ameaçada por fã

Ana Hickmann deixa delegacia após prestar depoimento em Belo Horizonte; fã foi morto após ameaçá-la (Foto: DENILTON DIAS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO)

"O indivíduo que sofre dessa síndrome pode também acreditar que ele e a outra pessoa, supostamente apaixonada, se comunicam secretamente através de métodos sutis como gestos de postura, arrumação de determinados objetos da casa, etc., ou - se a outra for uma pessoa de imagem pública - através de indícios ou pistas na mídia", fala o médico. A outra pessoa geralmente tem pouco ou nenhum contato com o indivíduo que sofre da síndrome, que frequentemente acredita que o outro (objeto do delírio) iniciou a relação fictícia. A erotomania está no contexto de esquizofrenia.

Ana Hickmann ameaçada por fã

O fã invadiu armado o hotel onde estava a apresentadora e acabou morto em briga. (Foto: Reprodução/Instagram)

Ocasionalmente, o objeto do delírio não existe; no entanto, o mais comum são casos de indivíduos que sofrem desse delírio tendo como objeto pessoas expostas na mídia e tende a ser muito mais comum em fãs fanáticos como cantores, atores e políticos.

"É o delírio psicótico que nos faz imaginar que somos amados por alguém que já manifestou inequivocamente a sua rejeição. Trata-se de um distúrbio psicológico grave que leva a pessoa a ignorar um passo necessário para a relação: a sedução do outro", comenta Dr Daniel. O principal problema da erotomia  é que se torna muito persistente e díficil de alterar com fatos. Mesmo que a vítima assegure sucessivas vezes que não corresponde ao sentimento, o erotómano poderá inventar razões pelas quais ela não quer admitir o seu amor.

Ana Hickmann não foi a única celebridade que já sofreu com o delírio de um fã. Veja abaixo outras 7 celebridades que já foram seriamente ameaçadas por seus admiradores.

Por Thamirys Teixeira

Comente