Bettina Orrico homenageia amigos e celebridades

Bettina Orrico homenagea amigos e celebridades

Foto/Divulgação

Uma boa comida tem o poder de unir as pessoas, sejam elas familiares e amigos. Com a consultora culinária Bettina Orrico não poderia ser diferente. Conhecida pela produção de receitas para a revista Cláudia, ela conheceu ao longo de sua trajetória muitas celebridades e, claro, também produziu várias delícias para cada uma delas.

Só que desta vez ela resolveu homenageá-las com refeições ainda não servidas, em seu mais recente livro "Jantares que não dei" (BEĨ Editora). São mais de cem receitas: entradas, pratos principais e sobremesas, para Oscar Niemeyer, Massimo Ferrari, Thomaz Souto Correa e Zeca Baleiro.

Para Chico Buarque, por exemplo, ela sugere começar a noite com o Patê de Fígado, seguido de Bacalhau com broa de milho e o nordestino bombocado para sobremesa. Bettina lembra a amiga e atriz Beatriz Segall com um Carpaccio de salmão com kinkans. O prato principal é um Filé na manteiga com alecrim com batatas ao creme para acompanhar. E para fechar o jantar, Pavlova, doce feito com chantilly e frutas vermelhas, bastante servida nas casas londrinas.

"Em um almoço, tive a alegria de sentar ao lado de Beatriz, ouvindo-a falar de tudo, sempre com imensa fluência. Contei-lhe de minha profissão, de minha pintura e deste livro - o que despertou mais a sua curiosidade. Ao saber que faria parte dele, levantou-se e me deu dois beijos: "Que honra!". Desnecessário descrever o contentamento que me causou tal reação. Mas então me vi com um problema: tendo conhecido a atriz, via aumentada a minha responsabilidade. O que vou aprontar? Que confusão em minha cabeça! "Bem, com calma, a definição virá", pensei, "e ela dirá se combinou com seu paladar", relata Bettina em seu livro.

O lançamento será no dia 10 de novembro, às 19 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Para o Vila Glitter, a consultora culinária adianta a receita de Filé na manteiga com alecrim feita especialmente para Beatriz:

Filé na manteiga de alecrim

Ingredientes

1 xícara de manteiga

1/4 xícara de alecrim

1 peça de filé mignon limpa

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Numa panela média coloque a manteiga e o alecrim. Leve ao fogo, deixe derreter e começar a criar espuma. Retire do fogo e bata no liquidificador. Coloque o filé já temperado com sal e pimenta-do-reino numa assadeira. Banhe toda a carne com a manteiga derretida com alecrim. Leve ao forno quente a uma temperatura de 200°C, banhando de vez em quando, por 40 minutos ou o tempo necessário para a carne ficar ao seu gosto, no ponto malpassado ou bem-passado. Retire do forno e sirva numa travessa com o molho de manteiga que ficou na assadeira.

Rendimento: 4 porções

E a sobremesa para Chico Buarque:

Bombocado

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de açúcar

1/3 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de manteiga

1 ovo

3 gemas

1/4 xícara (chá) de queijo do reino (do tipo casca vermelha, vendido em lata) ralado

Modo de fazer

Em uma panela, misture o açúcar e água. Ferva até alcançar o ponto de pasta (a calda ficará grossa e deslizará entre o polegar e indicador). Retire do fogo e junte a manteiga. Deixe esfriar. Misture o ovo e as gemas. Acrescente-os à calda juntamente com o queijo. Coloque a mistura em forminhas untadas com manteiga. Asse em banho-maria em forno pré-aquecido a 200º C até que, ao enfiar um palito na massa, ele saia limpo. Deixe esfriar antes de servir.

Rendimento: 5 porções


Por Juliana Lopes

Comente