6 celebridades falam de sua luta contra a endometriose

Famosas se unem para falar da endometriose e desmistificar a doença
endometriose e famosas

Foto - Reprodução/AFP via Getty Images

A endometriose, distúrbio em que o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce fora do órgão, é uma doença muito mais comum do se pensa, além de ser extremamente dolorosa em alguns casos. Pesquisas mostram que uma em cada 10 mulheres nos EUA é afetada pela endometriose, sendo que 176 milhões de mulheres em todo o mundo sofrem com a desordem, que pode levar à infertilidade. Nos últimos meses, muitas celebridades internacionais, incluindo Padma Lakshmi e Lena Dunham, têm falado publicamente sobre suas batalhas pessoais de como lidar com o transtorno. Suas vozes são importantes porque, assim como Lakshmi mencionou, se mulheres como ela não abordarem o assunto, como as jovens poderão tratar o problema no futuro?


Em outras palavras, a fim de desestigmatizar e aumentar a consciência sobre a endometriose, 6 celebridades usaram suas vozes e falaram corajosamente sobre suas batalhas que vivem com a doença ginecológica.

Padma Lakshmi

endometriose e famosas

Foto - Reprodução/Laura Cavanaugh via Getty Images

A modelo Padma Lakshmi, que foi diagnosticada aos 36 anos, é uma defensora voraz da educação sobre a doença. Ela é também o co-fundadora da Fundação da Endometriose da América. Lakshmi disse recentemente à Entertainment Weekly que a condição pode ter contribuído para seu divórcio com o escritor Salman Rushdie.

Halsey

endometriose e famosas

Foto - Reprodução/Gus Stewart via Getty Images

A cantora americana de 21 anos  recentemente abriu o jogo sobre sua batalha com a endometriose em uma mensagem inspiradora noTwitter. Ela escreveu: "Momento Emo: mas se qualquer uma de vocês sofre de endometriose, por favor, saiba que você não está sozinha!”

Whoopi Goldberg

endometriose e famosas

Foto - Reprodução/Matthew Eisman via Getty Images

A atriz americana Whoopi Goldberg sofre com a endometriose por um longo tempo, e foi surpreendida ao saber que tantas mulheres não tinham conhecimento sobre a doença. "Nunca me ocorreu que de alguma forma mulher não sabia sobre isso", disse ela em entrevista à Fundação da Endometriose da América.

Lena Dunham

endometriose e famosas

Foto - Reprodução/Nicholas Hunt via Getty Images

A estrela de The Girls anunciou que vai cancelar a turnê de imprensa para o lançamento da mais nova temporada da série da HBO, justamente por causa da endometriose.

Susan Sarandon

endometriose e famosas

Foto - Reprodução/AFP via Getty Images

"Quando tudo que você conhece é a dor, você não sabe que isso não é normal", disse Sarandon, que se tornou ciente de sua condição em 1983 e deu conselhos para os homens sobre como eles poderiam ajudar as mulheres com endometriose. Susan sofria de sangramento irregular e desmaios. Embora os médicos dissessem que ela não poderia ter filhos, a atriz teve três gestações bem sucedidas.

Julianne Hough

endometriose e famosas

Foto - Reprodução/C Flanigan via Getty Images

Julianne Hough sentia fortes dores no estômago, quando descobriu a endometriose. "Parecia uma faca entrando em mim", disse a famosa em entrevista à  “People”. A estrela, que tem o sonho de ser mãe, passou por uma cirurgia laparoscópica no meio da temporada de 2008 de "Dançando com as Estrelas".

Por Renata Branco

Comente