Você conta tudo que faz para ele?

Você conta tudo que faz para ele

Foto: Max Power/Corbis

Antes de responder a essa pergunta, vamos deixar claro que intimidade e confiança fazem parte de um conceito amplo e ao mesmo tempo particular, ou seja, leva-se tempo e convivência para que ele se crie. Não é o fato de você contar tudo o que lhe acontece para alguém, como em um relatório, que vai fortalecer o relacionamento. É justamente o querer contar espontaneamente que faz tudo parecer mais interessante.

E aí, que muitas pessoas imaginam que seu parceiro deve contar cada passo e cada ação que realiza enquanto não estão perto um do outro. Imaginam possuir em mãos uma forma de garantir algo, seja fidelidade, amor ou segurança.

Se isso acontecendo com você, pare agora! Você está fazendo isso errado.

Se você conta tudo para seu amado porque gosta de trocar ideias com ele, e saber de sua opinião, sem medo de ser julgada ou criticada, isso é ótimo e muito saudável. É claro, que é normal contar o que acontece e onde você está e com quem, até mesmo por questões de segurança. Mas você não fazer disso um relatório diário, e não pensar em pedir isso para ele.

Além de ser chato, mostra uma enorme insegurança. Você pode estar se perguntando: mas como falar disso sem causar maiores danos? Vamos lá:

- Tome a iniciativa de contar sobre coisas legais que aconteceram no seu dia e conte as mais chatas também. Isso demonstra que você conta porque gosta que ele ouça e não faz isso para dar satisfações.

- Se você recebeu uma cantada daquele cara do trabalho que insiste em te paquerar, a decisão de contar ou não é exclusivamente sua. Será que vale a pena contar somente por contar? Isso pode criar um problema onde não existe, já que você dispensou o cara, certo? Já parou para pensar que seu gato pode passar pela mesma situação e não contou simplesmente porque isso não tem a menor importância?

- Deixe sempre bem claro que não é o fato de fazer um relatório diário que aproxima as pessoas. Isso apenas as expõe mais. E a opção de querer ou não agir assim é sempre muito particular. O importante é conversar e descobrir o que cada um curte contar para o outro.

- De forma alguma estamos falando de esconder traição, ou de trair, ou de fazer qualquer coisa sem contar nada para seu companheiro (a). Estamos falando de evitar muita informação, muitas vezes desnecessária, e de detalhes mínimos que não mudam nada. Como, por exemplo, contar para o seu namorado sobre papos de mulher que rola no trabalho ou na shopping com as amigas.


- Você já deve ter visto circulando pelas redes sociais uma frase interessante mais ou menos assim: "Não canse quem você ama". E ela representa bem o assunto de hoje. Fale mais com o coração e menos por obrigação.

Por Giseli Miliozi

Comente

Assuntos relacionados: relacionamento sexo amor diário contar tudo