Verdade: essencial em todos os relacionamentos

Verdade essencial em todos os relacionamentos

A verdade é a base de todos os relacionamentos. Quantas vezes já ouvimos essa teoria, não é mesmo? Mas na prática nem sempre as pessoas contam tudo e isso pode acabar sendo a razão do fim de um relacionamento.

O psiquiatra, psicoterapeuta e sexólogo, Joaquim Zailton Motta explica que assim que as pessoas se conhecem algumas delas já começam a mentir, jogando na apresentação pessoal, como se criassem uma outra identidade, só que ilusória.

“Isso normalmente acontece com as pessoas menos preparadas para relacionamentos. As mais preparadas não querem enganar, mostram a verdade mesmo quando querem seduzir. Mostram o melhor delas, mas mesmo assim apresentam defeitos, são mais autênticas e não querem iludir o outro.”

Apesar de aos olhos de alguns essas “mentirinhas” na hora da sedução parecerem algo sem muita importância, isso pode se tornar algo grave se a relação for para frente. A pessoa pode criar o costume de esconder verdades.

Dr. Zailton explica que, em um relacionamento, comunicar a verdade é essencial, mesmo que seja uma verdade muito difícil de ser contada. “É importante trabalhar sempre como um casal e resolver as coisas entre os dois. Não pode fugir de uma verdade que implica a vida dos dois ou colocar terceiros na história”.

Ele dá o exemplo de um homem casado que começa a sentir desejo por uma outra mulher. Para o psiquiatra, o homem deve olhar a situação por um outro ângulo. “Se ele deseja outra mulher é porque está desejando menos a sua. Por isso deve conversar com a esposa sobre a diminuição de desejo e tentar resolver, ver o que está causando isso e nesse caso, que não aconteceu nada com a outra mulher, contar isso já é suficiente. Não precisa envolver terceiros.”

Problemas financeiros também são assuntos que causam muita polêmica entre os casais. Em tempos de crise alguns pais de família perdem o emprego e muitas vezes ficam sem coragem de contar, já que isso pode implicar em mudanças muito grandes na família, além do sentimento de fracasso. Caso esconda, o problema vai se tornando cada vez maior.

“Se não conseguir contar de uma vez, vá preparando o terreno, diga que acha que pode ser demitido mesmo que já tenha sido e depois conte. O importante é que no final toda a verdade seja dita.”


O psiquiatra acredita que é necessário contar a verdade sempre, independentemente da maneira como ela será dita. Conhecendo o companheiro, basta achar a melhor maneira de contar o problema, seja ele qual for. O importante é não mentir.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: relacionamento verdade confiança