Rejeição causa dor física?

Rejeição causa dor física

Tomar um fora, um pé na bunda, ser trocada por outra, enfim, ser rejeitada. Pois é, todo mundo já enfrentou isso pelo menos uma vez na vida e a gente sabe como dói. Agora, uma pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que a dor que sentimos nesse caso pode ser considerada física.

É que dor física e a rejeição são comandadas pelas mesmas áreas do cérebro. O estudo contou com 40 pessoas que tinham levado um pé na bunda recentemente e que diziam se sentir rejeitadas.

Para provar a relação de uma coisa com a outra, os cientistas submeteram os voluntários a dois testes. Para medir o efeito no corpo da dor da separação, os pesquisadores fizeram que um grupo olhasse para fotos de seus ex-parceiros e pensasse sobre o fim da relação enquanto outro grupo olhou para fotos de amigos e lembrou de bons momentos ao lado dessa pessoa.


Para medir a dor física, os participantes tiveram um estimulador termal colocado no antebraço esquerdo e passaram por situações desconfortáveis como, por exemplo, segurar uma xícara de café quente. Através da ressonância magnética que mapeou as áreas de resposta aos estímulos ficou provado que as regiões ativadas no cérebro foram as mesmas: o córtex somatossensorial secundário e dorsal posterior insular. Ou seja: rejeição dói, mesmo!

Por Larissa Alvarez

Comente