Recém-separado: encarar ou desistir?

Recémseparado encarar ou desistir

Você o conheceu por acaso e se encantou. Ele também parece superinteressado e a relação tem tudo para evoluir. Até que você descobre que ele é recém-separado e acabou de sair de um casamento de bons anos. E aí, você sai correndo ou decide encarar o desafio?

A terapeuta de casal Rosa Maria Silva Emdo, de Curitiba, diz que a mulher precisa ter cautela com esse tipo de situação. “Logo que se separa o homem está na fase do ‘oba-oba’, aproveitando a vida de solteiro e saciando a necessidade da caça”, alerta. Mas é claro que a carência bate e, depois de priorizar a liberdade, ele cai no vazio.

Para saber se o novo gato do pedaço é canoa furada ou navio cargueiro, é bom analisar o histórico dele e também a relação que tem com os filhos. Filhos? Pois é, o pacote normalmente vem completo e a mulher precisa administrar a situação, com muito jogo de cintura. “Ela precisa saber que vai rolar ciúme e até chantagem da ex-mulher ou dos filhos, dependendo da idade. As adolescentes normalmente têm mais ciúmes do pai”, avisa.

Nessa hora, você pode ajudar, mas apenas se for solicitada. “É preciso saber como participar da nova dinâmica da vida deste homem, ficar quieta quando precisa e falar quando encontrar o momento certo”.

Outra característica para ver se vale à pena investir é ver como ele trata as relações amorosas. Se negligencia a ex-mulher, por exemplo, e nega o passado, pode ser que vá fazer o mesmo com a nova namorada. “É mais legal se envolver com um homem que dá importância à própria história”.

Saber se valorizar também é essencial para as que estão começando um relacionamento desse tipo. O psicólogo Sebastião Alves de Souza, de São Paulo, afirma que a mulher deve se posicionar de uma forma que o homem entenda que ela veio para uma relação séria.


Para ele, depois que se separam, os homens passam menos tempo sozinhos do que as mulheres e logo partem em busca de uma nova companheira. “Isso acontece porque eles têm dificuldade de encarar seu próprio vazio e encontram na mulher uma forma de não precisar enfrentar suas dificuldades”, explica. As mulheres normalmente suportam mais esse tempo consigo mesmas, pois encontram conforto no amor dos filhos e dos amigos.

O atual - que é ex de outra - pode mesmo estar com a cabeça confusa e não sabe bem onde está o coração. Se ele parecer amargurado, desiludido e não te assumir como namorada é sinal vermelho. Corra! Provavelmente o gato não está pronto para iniciar um novo relacionamento e precisa de mais tempo antes de investir em uma paixão.

Por Talita Boros e Sabrina Passos (MBPress)

Comente