Quer ser feliz com seu amor? Assista a um bom filme!

Casal felicidade

Foto Hero Images/Corbis

Mais uma pesquisa dessas que a gente adora foi feita pela Universidade Rochester que comprovou que casais que assistem a mais filmes juntos são mais felizes e conversam mais sobre seus dilemas. Que tal isso? A recomendação da pesquisa é a de assistir pelo menos cinco filmes por mês, nada mal.

Participaram da pesquisa 174 casais recém-casados, que foram divididos em três grupos. O primeiro grupo recebeu um treinamento de como gerenciar um conflito, o segundo, de aceitação do outro e o terceiro, fez algumas análises de comportamento através dos filmes. Houve também uma parcela de casais que simplesmente não recebeu treinamento algum.

Os primeiros dois grupos tiveram aulas e praticaram exercícios de como ouvir melhor o que o outro tem a dizer, como melhorar a aceitação do outro e como treinar mais a compaixão e o companheirismo. As aulas foram semanais, com práticas supervisionadas, e lições de casa, ao longo de um mês, num total de 20 horas.

Já o terceiro grupo não teve treinamento, apenas uma aula de 10 minutos sobre como estar atento ao outro, e o mais importante: como os filmes poderiam ajudar nisso. E então assistiram 1 filme por semana por 30 dias. Eles puderam escolher entre 47 opções de filmes que tinham em mãos e precisaram responder a um questionário, além de tentar se identificar com alguns dos personagens.

O fato é que três anos depois os pesquisadores foram atrás dos mesmos casais, e concluíram que todas as técnicas funcionaram muito bem, mas principalmente a de filmes, pois ela é boa, provoca uma reflexão, e é bem mais barata, do que fazer terapia de casal. A taxa de divórcio caiu de 24% para 11%, entre os casais que participaram dos treinamentos.

Não custa quase nada começar a assistir a um bom filme toda semana, não é mesmo?


Por Giseli Miliozi

Comente