Pode mentir na hora da conquista?

mentiras conquista

A gente cresce aprendendo que mentir é feio. Mas este costume ronda nosso cotidiano, inclusive nos relacionamentos entre pessoas de diversas idades. E não estamos falando de omissões. É de mentira mesmo! Na hora de chamar a atenção de uma pessoa e levá-la para a cama, o caçador não mede consequências e usa da criatividade para dar o bote e sair no lucro.

"Penso que as mentiras fazem parte do processo da sedução. O sedutor, seja homem ou mulher, tem discursos prontos que lançam mão para envolver e conduzir o(a) futuro(a) parceiro(a) para aquilo que é seu objetivo, neste caso, a conquista", explica a terapeuta comportamental Ramy Arany. "Ao mirar o alvo, a pessoa cria muitas formas de falar, de elogiar, de contar suas experiências, de envolver, tendo para cada conquista as palavras e elogios certos", explica.

O fato de a mentira existir não significa que todo mundo precisa aceitá-la. Só engole a mentira quem realmente quer. A mulher pode perfeitamente saber que tudo não passa de lorota e fingir acreditar em tudo o que homem contou porque se interessou em ir para a cama com ele, principalmente quando o jogo da conquista é muito bem elaborado.

"Nesta situação a mulher também está, de alguma forma, entrando neste jogo e de fato ‘jogando’ também. Penso que antes de os homens serem verdadeiros para com as mulheres, elas é que precisam ser verdadeiras consigo mesmas. Isto também é parte do que aceitam e escolhem para si mesmas em matéria de relacionamentos", afirma Ramy.

Quando os alvejados por mentiras são os homens, a terapeuta avalia que eles também acreditam em tudo, caso estejam a fim de ir para a cama com a mulher. "E eles não se mostram interessados em saber se a sedutora é verdadeira ou não. Penso que os homens são mais objetivos e não ficam questionando ou pensando muito no caso", diz a terapeuta.

Muito bem, você foi criativa, contou um montão de mentiras e o cara topou fazer sexo. Mas e agora, como desmentir tudo se você realmente quer algo além do sexo e usou esse artifício para atrair o rapaz? Aí minha amiga, contar a verdade vai depender dos seus valores. Se quer mesmo o cara, comece agora a ser verdadeira. Caso contrário, terá que sustentar o "desmentir" a partir de novas mentiras.

"Uma pessoa, seja homem ou mulher, que começa um relacionamento sustentado em mentiras é completamente desconectada de si mesma, vive nas mentiras a projeção de seus desejos ocultos e de sua autoimagem", critica a terapeuta. "Por outro lado, este comportamento pode já estar tão incorporado à personalidade do mentiroso, que chega ao ponto dele não mais saber o que é mentira e o que é verdade. Passa a ser seu cotidiano", revela a especialista.


Entretanto, se o seu interesse era só sexo mesmo, tanto faz. "Neste caso a mentira tem menor importância, pois a relação e os objetivos são passageiros e pontuais. No sexo casual não há comprometimento de ambas as partes. Penso que a mentira é parte do sexo casual, pois integra o jogo da sedução", avalia Ramy.

Juliana Falcão (MBPress)

Comente