Obesidade X relações sociais

Obesidade X relações sociais

O padrão de beleza de passarela de moda - ou da Rede Globo - faz com que muita gente se desespere em busca da forma ideal. Tudo para entrar naquela roupa da vitrine, chamar atenção pela boa forma, ser notado. E segundo pesquisa, para muita gente, o excesso de peso não complica só a hora da compra ou a paquera. Dificulta o casamento!

Em abril desse ano, o Hospital do Coração, o HCor, de São Paulo fez perguntas como ‘você se casaria com um gordo’ ou ‘você acha que o excesso de peso prejudica o casamento’, num estudo sobre a obesidade e suas relações sociais. E descobriu que 78% dos entrevistados acham que estar fora do peso interfere no matrimônio.

"A pesquisa apontou que metade das pessoas entrevistadas não se casaria com um obeso", conta o coordenador da pesquisa, o médico Daniel Magnoni. "54% dos do sexo masculino afirmaram não ter interesse em construir uma relação matrimonial com pessoas acima do peso, e para o sexo feminino, essa conclusão é um pouco menor (em torno de 46%)". Para Daniel, os dados confirmam que muitos obesos ainda sofrem preconceito em vários aspectos da vida, incluindo as relações amorosas.

Os homens, então, parecem mais preocupados com a forma da amada do que as mulheres. Mesmo com o número sendo alto, a maioria delas não veria problema em subir ao altar com alguém fora do peso.

A pesquisa ainda fica mais interessante se forem observados as classes sociais dos entrevistados. A rejeição é maior entre os de melhor situação financeira. Mais de 65% dos que participaram da pesquisa e são da classe A não se casariam com uma pessoa acima do peso enquanto, pela média, metade dos da classe B-C não se importariam com isso.

Foram entrevistadas 600 pessoas (300 homens e 300 mulheres), em São Paulo e no Rio de Janeiro, de 18 a 60 anos. A pesquisa analisou classe social, estado civil, nível de instrução, sexo e faixa etária e conseguiu conclusões interessantes sobre como a população enxerga o obeso no universo ligado à saúde, mercado de trabalho e relações pessoais. Confira os dados:

Resultados em respostas cruzadas por sexo e classe social (%) Obesidade e relações Sociais (%)

Obesidade X relações sociais

Você se casaria com um gordo? (%)

Obesidade X relações sociais

Obesidade é uma doença ? (%)

Obesidade X relações sociais


Fonte: HCor

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente