Não faça feio durante os jogos da Copa

Não faça feio durante os jogos da Copa

Tá, existem exceções, mas da pra dizer que a maioria das mulheres realmente não entende nada de futebol. Só que isso não quer dizer que em época de Copa do Mundo a gente não goste de assistir os jogos e, lógico, dar alguns pitacos. Então para evitar que você faça feio, o Vila Dois resolveu explicar algumas regrinhas do futebol.

Para começar, o temido impedimento!

Reza a lenda que mulher não consegue entender o que é impedimento, então vamos mudar isso. A regra até é simples, mas a percepção exige certa prática e audiência a jogos de futebol, então quem sabe até o final da Copa você esteja mais afiada.

Quando o jogador lança a bola para o seu companheiro de time é necessário que exista pelo menos dois jogadores (normalmente o goleiro e mais um) do time adversários entre o jogador (que vai receber a bola) e o gol, isso tudo no momento do lançamento. Se não tiver dois ou mais adversários nestas posições, ele está impedido, entendeu?

Para ficar mais claro, vale dar uma conferida na imagem abaixo que mostra uma situação de impedimento:

Não faça feio durante os jogos da Copa

Função dos bandeirinhas

E se você achou complicada a questão do impedimento saiba que os bandeirinhas têm como principal função marcar os impedimentos que acontecem durante a partida.

São dois bandeirinhas, cada um de um lado do campo, sendo que cada um deles acompanha o ataque de uma equipe. Além disso, eles estão lá para auxiliar o juiz e podem assinalar faltas, saídas e posses de bola. Tanto que na verdade eles podem ser chamados de auxiliares, levam o nome de ‘bandeirinhas’ porque ao notarem uma irregularidade levantam a bandeirinha para que o árbitro possa perceber.

Tiro de meta

Isso você vai ouvir o narrador falar bastante durante o jogo. A linha que delimita o final do campo junto ao gol se chama ‘linha de fundo’, quando a bola sai por essa linha e o último jogador a tocar na bola foi um jogador do time que está atacando o juiz assinala o ‘tiro de meta’. Isso significa que o goleiro do time do time adversário ao que colocou a bola para fora deve colocar a bola novamente em jogo.

Escanteio

Se a bola for colocada pela ‘linha de fundo’ por um jogador do time que está sendo atacado, ao invés do ‘tiro de meta’ será marcado ‘escanteio’. Dessa forma o time que estava atacando tem uma nova chance de lançar a bola na área adversária. Um dos jogadores deve fazer o cruzamento de uma das duas marcas no chão (são quatro sendo duas em cada metade do campo) para seus companheiros que vão ficar dentro da área adversária para tentar fazer o gol.

Cartão Amarelo

O cartão amarelo é mostrado para os jogadores que cometem algum tipo de falta grave. A aplicação ou não depende da interpretação do árbitro. Ele serve como uma advertência.

Dependendo da competição, o acúmulo de cartões amarelos no decorrer do campeonato podem resultar na suspensão em um jogo. Na Copa do Mundo deste ano se o jogador receber dois cartões, em jogos distintos, ele estará suspenso em um jogo, mas isso só funciona durante a primeira fase as ‘oitavas-de-final’. Depois das quartas-de-final os cartões amarelos recebidos nas fases anteriores serão ‘apagados’. Assim, não haverá mais a possibilidade de que um jogador chegue pendurado às semifinais e fique de fora da final.

Cartão vermelho

Você já deve ter visto seu marido, namorado, pai, amigo ou qualquer outro homem que você conheça reclamando que o jogador adversário deveria ter sido expulso, né? Pois então... a aplicação ou não depende também da interpretação do juiz. Se receber o cartão vermelho o jogador deve sair imediatamente de campo e não poderá jogar a próxima partida.

A aplicação do cartão vermelho também pode ocorrer por reincidência, caso o jogador leve dois amarelos no mesmo jogo o segundo acarreta o vermelho, portanto a expulsão.


Copa do Mundo

Cada competição é disputada de uma maneira, no caso da Copa são diversas etapas. Na primeira delas as 32 seleções estão divididas em oito grupos com quatro seleções cada. Os integrantes de cada grupo jogam entre si e os dois que fizeram mais pontos (a vitória vale três pontos e o empate um ponto para cada time) se classificam para as oitavas-de-final. Nesta etapa acabam os grupos e os 16 times serão divididos conforme os resultados obtidos na outra etapa. Serão oito jogos e os oito vencedores vão para outra fase. Segue assim até sobrarem apenas dois que jogarão a final. Quem ganhar esse último jogo se consagra campeão da Copa do Mundo. E a gente torce para que seja o Brasil, é claro!

Por Larissa Alvarez

Comente