Mulheres sofrem alteração de peso durante noivado

Mulheres sofrem alteração de peso durante noivado

Foto: Dreamstime

Os meses que antecedem a data do casamento costumam ser de muita tensão, principalmente para a noiva. O nervosismo toma conta, elas não dormem e não se alimentam normalmente. O resultado pode ser uma alteração do peso, algumas para mais outras para menos.

A nutricionista e personal diet Aline Nascimento afirma que a perda de peso não é regra. "Algumas noivas deixam de sentir fome, outras passam a comer demasiadamente, talvez por ansiedade", diz. Para que o nervosismo não atrapalhe no caimento do vestido a nutricionista tem algumas dicas: "Alimente-se de forma correta, a ansiedade vai fazê-la comer além do normal, por isso a alimentação de quatro em quatro horas é a mais recomendável. Em segundo lugar coma menos gorduras e carboidratos. Veja, não deixe o seu estilo de vida e de alimentação de lado, apenas reeduque-se."

Seria interessante dividir os compromissos com a família e os amigos mais próximos, evite tomar a frente sozinha dos problemas que poderão surgir durante a preparação do seu casamento. Além disso, é bom procurar conversar com mulheres que já passaram pela mesma situação, a troca de experiências é sempre conveniente.

Períodos noturnos exigem cuidados especiais: "Evite bebidas alcoólicas, doces e refeições tarde da noite. Beba muita água durante o dia, prefira carnes brancas e legumes para o jantar", recomenda Aline. No caso de dúvida procure a orientação de um nutricionista. "Este profissional traçará um plano de acordo com as suas necessidades", garante a personal diet.

Outra dica é evitar bebidas gasosas, segundo a nutricionista, o gás provoca inchaço abdominal e gases. Aline ainda aponta: "Comida picante aquece muito o corpo provocando reação, algumas especiarias irritam o estômago além de provocar mau hálito. Evite café, chá preto, bebidas energéticas e tudo que contenha cafeína. A cafeína reduz a quantidade de água no corpo, o que leva à desidratação, não sendo benéfica para a pele, nem para o espírito."

Os doces são excelentes para provocarem um pico de energia, mas depois vem a parte má, o cansaço e a falta de energia que se segue depois. Evitem doces e produtos ricos em açúcar refinado para conseguirem manter a energia necessária durante todo o dia.

Para manter o peso procure ingerir alimentos variados, consumindo carboidratos complexos, por exemplo, arroz, pão, batata, massa e fibras. Não deixe de lado frutas, legumes e verduras. Se você emagreceu demais e deseja recuperar o peso a nutricionista recomenda: "Mantenha uma alimentação balanceada com carboidratos, lipídeos e proteínas."


"Mas cuidado para não abusar, dê preferência para as gorduras saudáveis. Consuma oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, peixes de águas frias, por exemplo, sardinha pescada, atum, salmão, azeite de oliva extra virgem e óleos vegetais, tais quais soja, milho, girassol e canola", finaliza a nutricionista.

Bianca de Souza (MBPress)

Comente