Morar com a sogra

Senhora cozinhando

Dizem que a relação mais delicada e, por vezes, conflituosa é entre nora e sogra. Há quem consiga fazer da convivência um mar de rosas, mas na maioria dos casos, é uma implicância aqui, um pé trás ali e está pronta uma guerra que pode durar o casamento inteiro. E conviver diariamente com a “sogrinha” debaixo do mesmo teto? Dá pé?

Às vezes, os planos não dão certo e lá estão todos morando juntos. “Por mais que haja mitos sobre o relacionamento entre nora e sogra, as duas precisam entender que nada vai melhorar se não houver respeito da parte de ambas. Elas têm algo em comum e isso deve ser levado em conta”, indica a terapeuta de casais Joanna Freitas.

Tatiane Novo, de 24 anos, morava com o namorado em uma casa alugada. Quando ele perdeu o emprego, o casal foi morar com a mãe dele. A “hospedagem” durou quase dois anos. “Embora minha sogra tenha sido como uma mãe para mim, tínhamos costumes muito diferentes e eu sou uma pessoa de personalidade muito forte. O cigarro me incomodava bastante e eu vivia com alergia”, conta a auxiliar de escritório.

A tática de Tatiane era não deixar que sua presença incomodasse a mãe do seu amado e tentar conversar sempre com ela. “O maior segredo para ter uma excelente amizade com a sogra é tratar muito bem o filho dela. Ela sempre me cobrava isso”, lembra a jovem.

Rafael Presilli mora com os sogros há três anos. Sua única reclamação é a falta de privacidade e alguns palpites que ambos dão na educação do seu filho, Gustavo. “Fomos morar com a família da minha mulher quando ela engravidou. Nós já estávamos noivos, mas se fossemos morar sozinhos, ficaríamos apertados financeiramente e não conseguiríamos comprar nosso apartamento”, conta ele.

Para Presilli, a estadia na casa dos sogros é uma boa experiência. O jovem aprendeu a lidar com diferenças e a respeitar a opinião e o espaço de cada um. “No começo, eu estranhei. Por exemplo, no jantar, minha sogra fazia arroz e feijão todos os dias. Em casa, eu não estava acostumado a comer ‘comida’ à noite. Morar com eles também traz mordomias ótimas, como não ter que lavar roupas”, brinca ele. Em fevereiro deste ano, o casal conseguiu financiar um apartamento. Valeu a pena!

Fonte - MBPress

Comente

Assuntos relacionados: relacionamento sogra marido joanna freitas