Mentiras sinceras te interessam?

Mentiras sinceras te interessam

Foto: Corbis

Nossas vidas são definidas por boas histórias.

Com ela, conseguimos ser contratados em uma entrevista de emprego, conquistar alguém, impressionar a sogra, e tudo o que a persuasão permitir. A índole é o limite.

Mas as melhores histórias muitas vezes são também as maiores mentiras.

E isso não é novidade para ninguém.

E novidade pra mim é você me dizer que nunca preferiu ouvir essas mentiras-sinceras. Que sinceramente, são o maior clichê da Língua Portuguesa.

Mas fazer o quê, são histórias destinadas a garantir um final feliz para todo mundo.

Fiz uma pesquisa de campo com 20 publicitários (que apesar da criatividade inata, falaram basicamente a mesma coisa) e levantei o seguinte:

1) "Pode ficar, você é levinha"

A regra é a mesma: se passou pela sua cabeça uma faísca de dúvida sobre a saia estar muito curta, troque de roupa antes de sair de casa. Por isso, levante do colo dele, porque sim, a perna dele está dormente.

2) "Dormi super bem"

Tirando a dor nas costas porque foi derrubado da cama e passou frio porque "alguém" roubava a coberta. Ah, o romantismo de dormir abraçado deixa o braço formigando também, obrigado.

3) "Claro que não me importo. Vai na balada e se diverte com as suas amigas"

O lugar-comum é verdadeiro: não é você. São os outros (ênfase para o substantivo masculino em "outros"). Homem conhece homem.

4) "Que delícia, já pode casar"

Porque todas as 7 bilhões de pessoas no mundo gostam de cebola no molho.

5) "Não estava chato não, me diverti muito com a sua família"

Muito boa a piada do pavê do seu tio, by the way.

6) "Você fica linda de qualquer jeito"

Dê o braço a torcer. Você pode até duvidar, mas no fundo ele sabe o que você quer ouvir.

7)"Claro que esse chocolate é pra você"

Claro, ele estava guardando aquele chocolate na mochila há 3 semanas para te dar. Estranho seria se ele tivesse comprado para ele mesmo e esqueceu ali, imagina.

8) "Claro que eu não esqueci do nosso aniversário!"

Acompanhada da minha cirurgia de mudança de sexo vem uma agenda e post-it de brinde. Ainda faz questão que eu lembre de todas essas datas?

9) "Essa massagem era tudo o que eu precisava"

Porque eu nem saberia como fingir caso não estivesse gostando.

10) "Não precisa tratar a foto, você é perfeita"

Photoshop. Agora.

A verdade por trás de todas essas mentiras é que, ao contrário deles, a mulher de fato pensa sobre o amor. Ela consegue colocar aquilo no campo racional - sem em momento algum tirar o valor do coração.

E por não circular tanto no racional, ele esquece datas, olha instintivamente para a "comissão de frente" da concorrente, não lembra de comprar um chocolate de vez em quando, e tudo aquilo que você já conhece de cor e salteado. E para compensar, inventaram esse repertório de mentiras-sinceras. Que pecam na honestidade e até mesmo na originalidade (né!). Mas nunca na melhor intenção de te ver sempre bem.

Ok, talvez o homem não pense.

Ele só sente.

E é por isso que fazemos um par perfeito com eles.

E aí, mentiras sinceras te interessam?

Marianna Greca é publicitária e nerd assumida. SEO e Gestão de Conteúdo, Social Media, tradutora e desenhista compulsiva. Acredita que assumir a maternidade do mundo é o melhor caminho para a felicidade.

Comente