Mentiras que as mulheres contam para elas mesmas

Mentiras que contamos para nós mesmas

Filme Como Perder um Homem em 10 Dias Foto/Reprodução IMDb

Não faz muito tempo que passou o Dia dos Namorados. Quem acompanha as redes sociais viu quantas mulheres postaram frases deixando claro que não precisam de um companheiro para se sentirem felizes. Algumas até diziam que era melhor viver assim, que são mais livres e independentes. Mas será que isto é realmente verdade ou queremos acreditar nisso?

Não é que toda mulher só é feliz quando tem um homem ao lado. Mas acontece que muitas estão cansadas dos xavecos na balada e querem alguém para ver um filminho debaixo do edredom no sábado à noite, conforme o terapeuta e escritor, especialista em programas de autoconhecimento e aprimoramento das relações humanas, Sergio Savian.

É importante saber que está se iludindo. Não faz bem dizer que está linda no manequim 44 quando sonha em entrar no 38. Vamos encarar a realidade! "Por isso, você precisa saber quem é e o que realmente quer para sua vida", alerta Savian.

"Pelo menos duas vezes a cada três meses eu faço uma dieta. Elas não duram muito, duas semanas é o meu recorde. Quando vejo uma torta doce ou sorvete não consigo deixar de pensar: ‘poxa, manequim 42 não é tão ruim. Não preciso me matar para entrar em uma calça 40, muito menos 38’. Daí não penso duas vezes, me acabou nas guloseimas", diz Andressa Book, 28 anos, assistente administrativa.

Quem já passou por muitas primaveras deve ter cuidado redobrado. Afinal, se você não é nenhuma jovenzinha, logo tem menos tempo para corrigir os erros. O terapeuta ressalta: "O tempo passa. Você experimenta os caminhos apontados por seus pais, pelos professores, pelas amigas, pelas revistas, pela internet, pelos livros, depois constata que nem sempre a opinião dos outros a levam para a realização e a felicidade prometidas". Saiba o que você realmente quer. Não crie ilusões.

"Você anda em círculos viciosos, e a duras penas aprende o que não funciona. Mas, continua em dúvida sobre o que realmente quer, o que verdadeiramente importa. A juventude ficou para trás e você sente que não acertou o passo com o melhor da vida. Fica devendo para si mesma. Este é o seu pecado", alerta Savian.

De acordo com o terapeuta, é neste ponto que devemos perguntar: "Quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Para onde devo ir? Quais são os meus talentos? Se tudo o que desejo está sujeito a falhar e tudo o que não quero pode acontecer, o que me resta? Como viver da melhor maneira? Como aproveitar bem a vida? Como me sentir bem comigo mesma e com os outros?"

Sobre inventar mentiras, ainda é comum tentar se convencer de que está feliz dentro de uma relação. "Você quer namorar, mas não consegue encontrar ou acertar o passo com um par. Ou você está em uma relação e inveja suas amigas que estão solteiras e totalmente livres", aponta Sergio Savian.

"Eu confesso que no Dia dos Namorados fiquei irritada. Eram centenas de declarações de amor, na rede social. Tentei sair e me distrair. Mas, claro, antes postei que não ligava para esta data e que estava muito feliz sozinha", admite Thamyres Araújo, administradora, 26 anos. "Afinal quer coisa melhor do que sair a noite e ficar ouvindo cantadas e promessas de ligações no dia seguinte!?", brinca.


Não só relacionamento e forma física fazem as mulheres mentirem para elas mesmas. Quem nunca ouviu uma amiga falar o quanto é satisfeita com seus cabelos, mas na hora de ir a uma festa muda completamente a textura, o corte e até a cor dos fios?

"Viver na ilusão não dá certo, pois mais cedo ou mais tarde a realidade nua e crua se fará presente", finaliza o escritor.

Bianca de Souza (MBPress)

Comente