Insegurança antes do casamento: como lidar?

Psicóloga ensina técnicas para lidar com a insegurança antes do grande dia
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
insegurança casamento

Foto: Istock/soup__studio

O grande dia se aproxima e, no lugar de ficar feliz e empolgada, muitas noivas sentem aquela insegurança antes do casamento. Perguntas como – “Deveria mesmo casar?”, “Será que é isso que quero para minha vida?” e “Essa é a pessoa certa?” são muito comuns, mas deixam muitos casais de cabelo em pé, a psicóloga especialista em noivas, Bruna Pereira, do canal Virei Noiva, ensina dicas para diminuir a ansiedade e aproveitar esse dia tão esperado.

Conforme o dia da cerimônia se aproxima, muitas noivas começam a sentir as borboletas no estômago e aquela sensação de ansiedade que parece que vai descontrolar qualquer uma. “Em meio a toda essa situação, muitas começam a pensar na nova realidade de vida que terão — e o novo costuma trazer muito medo, não é mesmo? Sair da casa dos pais, assumir as responsabilidades de um novo lugar, viver com outra pessoa e todos os outros desafios do casamento começam a aparecer bem maiores”, explica Bruna.


Esse sentimento faz com que as noivas queiram querer desistir, colocando o relacionamento em cheque — e deixando as famílias desorientadas. Se você se identifica com esse cenário, nada melhor que saber o que fazer e que tipos de atitudes tomar quando esse sentimento tomar conta de você. Veja algumas dicas:

Lembre-se que isso é comum

“Se ninguém nunca comentou isso com você antes, é bom saber que esse tipo de sentimento é mais comum que muitas pessoas imaginam. A novidade de vida costuma trazer um arrepio na medula espinhal de grande parte das pessoas”, fala Bruna Pereira.Além disso, como você se sente pressionada com toda a situação dos preparativos e o medo dos imprevistos, é normal que esteja mais estressada. Com os nervos a flor da pele, nada mais natural que ter esse tipo de sentimento.

Foque no que levou vocês até ali

insegurança casamento

Foto: Istock/Dasha_Romanova

O melhor caminho a seguir nesse caso é lembrar dos motivos que fizeram com que você quisesse se casar. O amor, a parceria e a afinidade entre vocês naturalmente guiaria para esse caminho: dividir uma vida juntos.“Portanto, mesmo com toda insegurança que costuma desesperar algumas noivas nesse momento, deixe o amor falar mais alto. Se tiver amor, tudo se ajeita!”, relembra a psicóloga.

Tente desestressar

A insegurança é um fruto quase natural das questões do casamento, mas ela acaba se alastrando para todo o relacionamento. “Tente entender que muito desse medo é reflexo de um período estressante e de muitos preparativos”, conta Bruna.Para isso, aprenda a lidar com o estresse antes do casamento.  Essa é uma maneira de “baixar a bola” e ser feliz.“Entenda que a insegurança virá (agora e em outras situações da sua vida) e é bom saber lidar com ela. O importante mesmo é escolher insistir no relacionamento e continuar investindo nele. Experimente e faça desse o melhor momento da sua vida!”, finaliza Bruna.

Agora que você entende melhor como a insegurança antes do casamento é comum, não se desespere! Dê tempo ao tempo e foque no sentimento que exista entre você e seu noivo. Invista nele e você vai perceber que ele vai florescer! 

Curtiu? Veja aqui mais um pouquinho sobre a ansiedade e insegurança no casamento e os efeitos disso no seu organismo e até no grande dia. As dicas são do canal do canal Virei Noiva.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente