Ilustres desconhecidas que inspiraram sucessos da música

Músicas e musas

Pattie Boyd. Foto: Reprodução

Muitas vezes as mulheres que dão vida às canções de sucesso têm nome e sobrenome, porém se mantêm anônimas para os fãs de artistas pop. Quem tem interesse em desvendar o mistério por trás destas composições terá o auxílio de um livro. A obra batizada de "Músicas & Musas: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop" foi lançada no Brasil em 2012, pela Editora Gutenberg.

Os britânicos Michael Heatley e Frank Hopkinson, autores da obra, pesquisaram quais foram as inspiração de 50 clássicos da música popular. Muitos gêneros estão inclusos nesta pesquisa, da Bossa Nova ao Rock’n Roll. Mais do que contar quem são estas mulheres, os escritores explicam como elas influenciaram as letras. E diversas foram as maneiras: um breve flerte em uma festa, uma visita à loja de discos local ou simplesmente por causa de uma imagem de capa de revista.

Ao ler "Músicas & Musas: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop" você irá descobrir quem é Emily e Pattie Boyd que inspiraram respectivamente "See Emily Play", do Pink Floyd, e sucessos de George Harrison de Eric Clapton. O que mudou na vida de Prudence, irmã de Mia Farrow, depois que John Lennon escreveu "Dear Prudence". O que aconteceu com Suzanne Verdal, inspiração de Leonard Cohen para a música "Suzanne".

Para quem ficou curioso, o livro conta quem foi Lucy O’Donnell, inspiração de uma das faixas do álbum "Sgt. Pepper’s", dos Beatles. Lucy era uma colega de escola de Julien, filho de John e Cynthia Lennon, a menina tinha apenas quatro anos de idade na época.

Músicas e musas

Lucy O’Donnell. Foto: Reprodução

Lucy O’Donnell, inspiração de uma das faixas do álbum "Sgt. Pepper’s", dos Beatles, na época da música Lucy era uma colega de escola de Julien, filho de John e Cynthia Lennon.

O filhinho de Lennon desenhou a pequena entre estrelas e formas aleatórias e ao lado escreveu: "It's Lucy in the sky with diamonds" (É Lucy no céu com diamantes, em tradução livre). Tempos depois, a banda inglesa imortalizou Lucy na canção "Lucy In The Sky With Diamonds", a menina com olhos de caleidoscópio.


A brasileiríssima Garota de Ipanema também foi lembrada, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Morais. A maioria dos brasileiros sabe e o livro afirma que a tal garota que passava a caminho do mar é Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida como Helô Pinheiro. A composição foi feita em 1964, época em a garota de Ipanema tinha apenas 15 anos e passeava pelas ruas do bairro carioca.

A obra apresenta uma minibibliografia de cada uma das musas inspiradoras, fatos sobre os artistas e bandas, além de curiosidades sobre as histórias das canções que embalam fãs por décadas.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente