Eternos namorados, com ou sem casamento

Eternos namorados com ou sem casamento

Foto Dreamstime

Algumas pessoas preferem continuar o namoro para sempre, e mesmo assim, viverem um grande amor, terem filhos e poderem ou não morar em casas separadas. Para algumas, o casamento pode representar um peso ou estragar a leveza que existe nesse relacionamento.

Imaginar que o casamento em si, a certidão, ou qualquer que seja o símbolo, como alianças, por exemplo, representarão uma segurança maior, é pura ilusão.

Há também quem não se case por falta de dinheiro ou pelo trabalho que dá, porém, o maior motivo fica por conta de querer mesmo. Dinheiro é algo exato, que se resolve com prazo e trabalho. Já um estilo de viver com alguém pode custar bem mais caro em termos afetivos.

Viver com prazer é melhor do que qualquer outra convenção social, do que qualquer casamento, ou namoro. O que importa mesmo é ser feliz e fazer alguém feliz.

A psicóloga Rebeca Fischer possui um texto sobre felicidade no casamento e pelo que notamos tem tudo ver com convivência, independente de ser dentro de um casamento ou de um namoro. De qualquer forma, as divergências e brigas existem, mas o que permanece é a vontade de estar junto.

A psicóloga comenta sobre o que vê em dia cotidiano de trabalho: "Tenho conversado com pessoas que buscam aflitas a certeza de estarem escolhendo a pessoa certa. Bem, certa para quê? Certa para quem? Parece bobagem mas algumas pessoas ainda se preocupam em agradar amigos e familiares e esquecem de perguntar se conseguem imaginar interessadas por esta pessoa mesmo após a paixão passar".

E para quem nutre ilusões, vale a pena viver a realidade, que pode até trazer para você alguns desafios. A maior surpresa pode ser superá-los ao lado de alguém que se escolhe para viver sem exigir perfeição.


Rebeca Fischer explica: "Não, não quero tirar a sua ilusão, não quero te dar um banho de água fria e dizer que tudo isto é bobagem. Tudo isso é muito importante para manter acessa a chama do amor. Na paixão, você não se preocupa com isto, pois as labaredas que mantêm o calor parecem infinitas. Mas elas apagam se não forem cuidadas. E é importante lembrar que roupa suja, pia cheia de louça e poeira na casa te acompanharão. E, se você estiver preparado, seu dia a dia pode ser intenso mesmo tendo que investir num pouco de trabalho a mais".

Por Giseli Miliozi

Comente