Estresse pré-casamento? Confira as dicas de uma coach

Estresse précasamento Confira as dicas de uma coac

Ele não é um psicólogo, nem um terapeuta de casais. No mercado profissional auxilia para que cada um faça uma autoanálise, ou seja, busque as próprias estratégias para se chegar a bons resultados. Sem apresentar soluções prontas, o coach é uma espécie de mentor ou treinador (como a própria tradução do inglês).

"Já no caso das noivas, o coach ajuda para que ela se mantenha concentrada e consiga administrar a fase da Tensão Pré Nupcial, sem estresse. Que ela use sua energia para conseguir dar conta de organizar os preparativos para o casamento", explica a coach Adriana Branco.

Enquanto a cerimonialista cuida da preparação da festa, com todos os seus detalhes, o terapeuta de casal ajuda na revisão da vida a dois. O objetivo da terapia é fazer com que os dois repensem nas suas atitudes e dificuldades e busquem respostas no passado que estão refletindo no presente.

"Muitas vezes, durante essa busca, eles se deparam com traumas que foram adquiridos. Somos hoje o resultado de tudo aquilo que vivemos desde o nosso nascimento. Às vezes, uma mulher traída que sofre de depressão nada mais é do que a repetição da vida que sua mãe teve. E por não ter outro exemplo acredita que aquele relacionamento é comum", esclarece.

Já durante as sessões de coaching são colocadas em questão atitudes do presente que podem interferir no futuro. "O coach questiona onde a noiva quer chegar, qual é o objetivo dela e como deve agir para conseguir o que se quer". Conforme a coach é bastante comum encontrar casais que investiram tanto financeiramente quanto emocionalmente em seus casamentos, mas não foram capazes de desfrutar desse momento.

"Os noivos também precisam lidar com as mudanças, pois passado o grande dia e o retorno da lua-de-mel, eles caem na real que agora possuem uma nova casa". Se as dúvidas depois da cerimônia se voltam para saber onde morar, como será a rotina no novo lar, o pagamento das despesas, o trabalho com a vida de casados, como se manter atraente e não cair na rotina, no caso da mulherada, antes disso, as preocupações são direcionadas para a escolha do tipo de festa ou dela não ultrapassar o orçamento. As noivas também se preocupam em estar lindas, sem problemas com o vestido, maquiagem, etc. E também em oferecer uma festa que os convidados gostem.

Tudo isso e outras dúvidas são conversadas durante as sessões. Adriana conta que uma de suas "pacientes" queria fazer mais de cem coisas antes de casar, desde ir ao estádio de futebol até uma praia de nudismo. "O mais engraçado foi ajudá-la a planejar como realizar cada loucura e depois ouvir os seus relatos. Hoje ela está cansadíssima e muito feliz".

Já na vida a dois, a coach lembra que os casal deve entender que cada um continua com suas opiniões, manias e vontades diferentes, mesmo que eles tenham muitas afinidades. "Precisam entender que o outro precisa de privacidade. Também saber ceder em alguns momentos, lidar com a mania de cada um, manter os amigos de antes do casamento, saber conversar e expor com clareza e delicadeza o que não gosta. Acima de tudo decidirem juntos qualquer caminho a seguir, inclusive à hora da chegada do bebê", aponta.

Para quem está nessa fase, veja mais dicas da coach:

• Procure trazer à consciência a importância que este evento tem para você, seu noivo e familiares;

• Identifique as questões que te geram maior estresse para decidir;

• Esteja atenta para avaliar se suas reações emocionais estão ajustadas para os acontecimentos. Exagero, em qualquer sentido, é necessidade de pedir ajuda;

• Procure profissionais que possam te apoiar na realização de seu evento, mas lembre-se: a escolha é sua e você não deve terceirizar as decisões;


• Pedidos bem feitos realizam os desejos e atendem às expectativas;

• Perfeição é algo que não existe, portanto lembre-se vivemos em mundos possíveis;

• Por último, tenha claro que este momento precisa ser bom para você e para tal você precisa estar tranqüila para desfrutá-lo.

Por Juliana Lopes

Comente